Netanyahu confronta Macron sobre estado palestino
Premiê israelense rejeita proposta francesa e critica política europeia

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, conversou por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron, após o anúncio de que o líder francês pretende reconhecer oficialmente um Estado palestino.
A ligação ocorreu após reunião entre Macron e Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, para discutir o tema.
Segundo comunicado divulgado pelo gabinete de Netanyahu, o primeiro-ministro manifestou “firme oposição” à criação de um Estado palestino, afirmando que isso representaria “um enorme prêmio ao terrorismo”.
Netanyahu argumentou que nenhuma entidade palestina, incluindo a Autoridade Palestina, condenou o massacre de 7 de outubro promovido pelo Hamas contra civis israelenses.
O premiê também destacou que crianças palestinas são educadas a destruir Israel e que assassinos de judeus são premiados financeiramente.
Ele alertou Macron de que um Estado palestino nas proximidades de cidades israelenses se tornaria uma “fortaleza terrorista do Irã”, e reiterou que a maioria da população de Israel rejeita essa proposta.
Netanyahu reforçou que essa posição é coerente com sua política de longa data e acusou o governo francês de hipocrisia ao defender a criação de um Estado palestino ao mesmo tempo em que se recusa a conceder independência a territórios sob domínio da França, como Córsega, Nova Caledônia, Guiana Francesa e Polinésia Francesa.
“Ora, não aceitaremos pregações morais para instituir um Estado palestino que põe em risco a existência de Israel, vindas de quem se recusa a reconhecer a autodeterminação de povos cuja soberania não ameaça a integridade da França”, disse o premiê.
Ele também criticou o fato de que, até o momento, nem o Hamas nem a Autoridade Palestina tenham condenado os ataques que vitimaram centenas de civis israelenses em outubro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)