Netanyahu anuncia morte de Mohammed Sinwar, número 1 do Hamas
Terrorista assumiu a liderança do grupo após seu irmão, Yahya, ter sido eliminado em outubro de 2024

Quinze dias após O Antagonista antecipar que Israel aguardava a confirmação da eliminação de Mohammed Sinwar, vista como “probabilidade muito alta” de ter acontecido, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou nesta quarta-feira, 28, a morte do líder terrorista do Hamas.
Mohammad assumiu a liderança do grupo após seu irmão, Yahya, ter sido eliminado em Rafah em 16 de outubro de 2024.
Segundo Netanyahu, Mohammad Sinwar foi atingido durante um ataque aéreo realizado em 13 de maio contra um centro de comando subterrâneo localizado abaixo do Hospital Europeu, no sul de Gaza. O alvo da operação era o comandante do Hamas no local.
Fontes de segurança israelenses disseram à emissora Channel 12 que o ataque que matou Mohammad Sinwar só foi possível porque ele cometeu um erro incomum: movimentou-se sem o chamado “cinturão de reféns”, uma tática usada por líderes do Hamas para evitar ataques aéreos.
A inteligência israelense monitorava Sinwar há meses, mas abortava missões sempre que havia risco de presença de reféns.
Em 13 de maio, Sinwar se reuniu com Mohammad Shabana, comandante da Brigada de Rafah, e outros altos oficiais, sem reféns por perto.
Segundo o Wall Street Journal, o encontro tratava de negociações por um possível cessar-fogo e acordo para libertação de reféns. Com a confirmação de que civis não estavam presentes, a Força Aérea de Israel executou o bombardeio.
Após o ataque, as Forças de Defesa de Israel bombardearam a área repetidamente para evitar que militantes se aproximassem do túnel. O Wall Street Journal afirmou que o corpo de Sinwar foi recuperado no dia seguinte e enterrado temporariamente em outra estrutura subterrânea. A TV saudita Al-Hadath disse que os restos mortais de outros dez assessores também foram encontrados no local.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Emerson Luiz Kajiwara De Rezende
28.05.2025 15:46Que maravilha. A partir de agora o mundo ficou um pouquinho mais seguro. Parabéns as FDI. Terrorista morto é o que se quer.
Andre Luis Dos Santos
28.05.2025 13:13Terrorista bom = Terrorista morto