“Nem quero discutir essa possibilidade”, diz Putin sobre eliminação de Khamenei
Ditador russo descartou queda do regime iraniano: "Consolidação da sociedade em torno da liderança política do país"

O ditador russo, Vladimir Putin, se recusou nesta quarta-feira, 18, a comentar sobre a possibilidade de Israel e os Estados Unidos eliminarem o líder supremo iraniano, o aiátola Ali Khamenei, após Donald Trump enviar um recado ao chefe do regime de Teerã.
“Eu nem quero discutir essa possibilidade. Eu não quero”, afirmou.
Ao ser questionado pelos jornalistas sobre uma eventual queda da teocracia de Khamenei, Putin comentou: “Vemos que hoje no Irã, com toda a complexidade dos processos políticos internos que ocorrem lá, há uma consolidação da sociedade em torno da liderança política do país”, disse.
Apesar da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) confirmar danos às instalações nucleares iranianas, decorrentes de ataques israelenses, Putin disse que “nada aconteceu” com as “fábricas subterrâneas”.
“Essas fábricas subterrâneas existem, nada aconteceu com elas. Parece-me que seria correto que todos buscassem maneiras de pôr fim às hostilidades e encontrassem maneiras para que todas as partes neste conflito chegassem a um acordo entre si”, afirmou o ditador.
A AEIA afirmou que as operações militares israelenses reduziram “significativamente” a capacidade de enriquecimento nuclear do Irã.
Trump sobre Khamenei
Trump cobrou uma “rendição incondicional” do Irã na terça, 17, e disse saber o paradeiro de Khamenei.
“Sabemos exatamente onde o chamado ‘líder supremo’ está escondido. Ele é um alvo fácil, mas está seguro lá. Não vamos matá-lo (matá-lo!), pelo menos não por enquanto. Mas não queremos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos. Nossa paciência está se esgotando. Agradecemos a sua atenção a este assunto!”, escreveu Trump na rede Truth Social.
Rendição incondicional”, completou.
Leia mais: Agência de vigilância nuclear da ONU confirma danos em instalações iranianas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Suely Racy
18.06.2025 21:27Putin não tem moral nenhuma de falar qualquer coisa depois das atrocidades cometidas na Ucrânia