
Mortos e feridos na guerra da Ucrânia estão perto de 500 mil, dizem EUA
Segundo o New York Times, autoridades americanas estimam em 120 mil as mortes de soldados russos e em 70 mil as de ucranianos em um ano e meio de conflito
Autoridades dos EUA informaram ao New York Times que o número total de soldados ucranianos e russos mortos ou feridos desde o início da guerra na Ucrânia (foto), um ano e meio atrás, chega a quase 500 mil.
Segundo essas autoridades, os números das baixas permanecem difíceis de estimar porque Moscou costuma subestimar seus mortos e feridos de guerra e Kiev não divulga números oficiais. As fontes ouvidas pelo NYT sob condição de anonimato, porém, afirmam que neste ano a carnificina se intensificou no leste da Ucrânia, enquanto uma contraofensiva de quase três meses se arrasta.
As baixas militares da Rússia estariam se aproximando de 300 mil, número que inclui até 120 mil mortos e de 170 mil a 180 mil soldados feridos. No caso da Ucrânia, as autoridades americanas estimam cerca de 70 mil mortos e de 100 mil a 120 mil feridos.
O NYT lembra, no entanto, que no campo de batalha os russos superam os ucranianos numa proporção de quase três para um, e a Rússia tem uma população maior para reabastecer suas fileiras.
Caso aprovado, seu comentário será publicado em até 4 minutos.
Assine O Antagonista+ Crusoé e acesse todos os recursos.