Mísseis iranianos provocam incêndios no norte de Israel
Ataques também danificaram uma refinaria de petróleo e o campus de um centro científico

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas em diferentes regiões de Israel após uma nova onda de mísseis lançada pelo Irã, na noite de domingo (horário local), 15 e madrugada de segunda. As ofensivas, que fazem parte da escalada de tensões entre os dois países, também provocaram um incêndio na cidade de Haifa e atingiram uma refinaria de petróleo e o campus de uma instituição científica.
Segundo os serviços de emergência, dez vítimas foram levadas a hospitais, incluindo uma mulher de 72 anos com sinais de inalação de fumaça, seis pessoas com ferimentos leves e quatro em estado de choque. Algumas das vítimas são bebês.
Haifa e Rehovot entre os alvos
Em Haifa, um míssil atingiu diretamente um prédio residencial. Diversas casas na região também sofreram danos. No sul de Israel, a polícia relatou que edifícios foram atingidos por estilhaços, mas não houve feridos.
A imprensa israelense informou que ao menos 28 mísseis foram disparados pelo Irã. Relatórios preliminares apontam que quatro dos feridos são do sul e dois do norte do país.
Ainda no norte, algumas vítimas foram encaminhadas ao Centro Médico Bnei Zion, entre elas uma mulher de 46 anos atingida por estilhaços. A United Hatzalah afirmou ter recebido múltiplos relatos de impactos em diferentes pontos do território israelense.
Infraestrutura atingida
Além dos danos residenciais, a refinaria Bazan, em Haifa — a maior do país — foi parcialmente atingida. A empresa informou que dutos e linhas de transmissão foram danificados. As unidades de refino seguem operando, mas outras instalações do complexo foram desligadas. Ainda não há estimativa sobre os impactos financeiros ou sobre quando as áreas afetadas voltarão a funcionar.
O campus do Instituto Weizmann de Ciências, em Rehovot, também foi atingido. Não há registro de feridos nesses locais.
Irã mata mulheres árabes
Quatro mulheres árabes-israelenses da mesma família morreram neste domingo após um míssil iraniano atingir uma casa em Tamra, cidade ao norte de Israel. O ataque, parte de uma nova ofensiva do Irã com mísseis balísticos, também deixou outras dez pessoas feridas.
A residência de dois andares foi destruída. Entre as vítimas estão Manar Khatib, suas filhas Shada, de 20 anos, e Hala, de 13, além da esposa do cunhado de Manar, que também se chamava Manar e estava em visita.
O ataque ocorre no terceiro dia de confrontos entre Israel e Irã, e já é o mais letal para civis israelenses desde o início da atual escalada. Em Bat Yam, próximo a Tel Aviv, outro míssil iraniano atingiu um edifício residencial, matando sete pessoas, incluindo duas crianças.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)