Ministro da Eficiência do governo Boris Johnson renuncia após ‘Covidão’ britânico
O ministro da Eficiência e Transformação do Reino Unido, Lord Agnew, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (24), criticando o governo pela forma com que lidou com fraudes a um programa de empréstimos para pequenas empresas durante a pandemia...
O ministro da Eficiência e Transformação do Reino Unido, Lord Agnew, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (24), criticando o governo pela forma com que lidou com fraudes a um programa de empréstimos para pequenas empresas durante a pandemia.
O governo britânico emprestou mais de £ 47 bilhões (R$ 349 bilhões) a pequenas empresas pelo programa Bounce Back Loan Scheme (BBLS). Mais de um milhão de negócios foram beneficiados.
Em março de 2021, o National Audit Office – o ‘TCU’ britânico – estimou que cerca de £ 4,9 bilhões (R$ 36 bilhões) dos empréstimos foram reivindicados de forma fraudulenta.
Em discurso à Câmara dos Lordes, Agnew chamou de “lamentável” o trabalho do governo em combater as fraudes do programa. E acrescentou:
“Dado que eu sou o ministro de combate a fraudes, seria um pouco desonesto permanecer nesse papel se eu for incapaz de fazê-lo adequadamente.”
Agnew também disse que “[f]oram cometidos erros típicos de menino em idade escolar, por exemplo, permitir empréstimos a mais de mil empresas que nem estavam em atividade quando a Covid atacou”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)