Lula (com Janja do lado) foi se queixar ao papa
Pela primeira vez, o presidente Lula se reuniu nesta segunda-feira, 13, com o Papa Leão XIV, no Vaticano
O presidente Lula se reuniu nesta segunda-feira, 13, com o Papa Leão XIV, no Vaticano. O encontro, que contou com a presença da primeira-dama, Janja, e de ministros do governo, tratou de temas como fé, desigualdade social e meio ambiente.
Essa foi a primeira vez que Lula se encontrou com o sumo pontífice.
“Eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua Santidade. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”, afirmou Lula em publicação nas redes sociais.
Durante a conversa, o presidente parabenizou o pontífice pela Exortação Apostólica Dilexi Te, na qual o Papa defende que a fé cristã deve estar ligada ao amor pelos mais pobres. “Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, declarou o presidente.
O petista também mencionou sua relação com figuras históricas da Igreja Católica no Brasil, como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida e Pedro Casaldáliga, além do atual presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler. Segundo Lula, o convívio com as Comunidades Eclesiais de Base foi “fundamental para sua formação”.
Lula relatou ainda ter falado ao Papa sobre sua participação no encontro da FAO, em Roma, e repetiu a ladainha de que retirou o Brasil do Mapa da Fome pela segunda vez em seu governo. Ele reforçou que o país agora leva o debate sobre segurança alimentar ao cenário internacional por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O presidente convidou Leão XIV para participar da COP30, que será realizada em 2026, em Belém (PA). O Papa, segundo Lula, explicou que não poderá comparecer por causa do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano enviará representantes.
“Ficamos muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil”, declarou Lula.
A comitiva brasileira no encontro com o Papa incluiu os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), além da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e do embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
FRANCISCO JUNIOR
13.10.2025 22:51Também queria saber a queixa mencionada no título. Clickbait.
F-35- Hellfire
13.10.2025 22:33O admirador de Adolf Hitler, antissemita e ladrão, fugiu do Brasil para não parabenizar María Corina Machado pois é amigo de Nicolás Maduro...
MARCEL SILVIO HIRSCH
13.10.2025 17:14A queixa da viagem do molusco ao Papa é do povo brasileiro. Ele foi lá para gastar o nosso dinheiro, para variar. E aproveitou para se esconder do sucesso do Trump. Talvez tenha levado alguns bispos a um buteco para tomar cervejinha. Às nossa expensas, é claro.
Edmar Alves Predebon
13.10.2025 13:36Eu também percebi, como o leitor Luis Eduardo, que o título não tem ligação direta com o texto da matéria, pois não descreve nenhuma queixa. Ficou muito estranho, com cara de um típico e safado caça-clique (clickbait), lamentavelmente!
Maglu Oliveira
13.10.2025 10:58A fome no Brasil vai acabar no dia em que os políticos e altos funcionários públicos criarem vergonha e pararem de roubar e/ou exigirem aumentos descarados, uma afronta à população.**** Será que o Lula contou pro Papa que sua mulher é adepta do candomblé, religião africana e que a maioria da população brasileira é evangélica pentecostal? Mas isso nem precisa contar, ele viveu muitos anos na América do Sul, está bem informado. Tudo só teatro, pra não dizer um circo.
Luis Eduardo Rezende Caracik
13.10.2025 08:23Sr. Jornalista, pode informar qual foi a queixa apresentada por Lula ao Papa?
Marcia Elizabeth Brunetti
13.10.2025 07:53Sim. O Papa será bem vindo pelos militantes petistas que adoram um católico para “malhar”.