Itália concede cidadania a Javier Milei
Presidente da Argentina está em Roma para se reunir com a primeira-ministra Giorgia Meloni e participar de evento promovido pelo partido governista
O governo italiano concedeu a cidadania ao presidente argentino Javier Milei, informa a AFP neste sábado, 14.
Milei, que completou um ano como presidente da Argentina em dezembro, está em Roma para se reunir com a primeira-ministra Giorgia Meloni e participar do festival Atreju, promovido pelo partido governista Irmãos da Itália.
Durante o primeiro ano de seu mandato, o presidente argentino se encontrou diversas vezes com Meloni, a última delas em Buenos Aires, no mês passado.
A concessão da cidadania também se estende à irmã de Milei, Karina. A oposição italiana reclamou da decisão, que classificou como um “insulto” e uma “discriminação intolerável”, principalmente para os jovens, que devem esperar até 10 anos para obter a nacionalidade, caso não tenham ascendência italiana.
Na Itália, estrangeiros precisam residir no país por uma década para solicitar a cidadania, e filhos de estrangeiros nascidos no território só podem fazer o pedido ao completar 18 anos.
Leia também: O que Meloni vai fazer com a motosserra de Milei?
Sucesso libertário
O libertário Javier Milei tomou posse na Argentina em 10 de dezembro de 2023, sob o desprezo de grande parte da imprensa mundial.
Um ano depois, Milei ostenta uma taxa de aprovação entre 52,8% e 58%, superior aos 46% do presidente brasileiro Lula, segundo o Paraná Pesquisas.
Reportagem da revista Crusoé mostra que o sucesso do presidente argentino não tem nada a ver com seu histrionismo ou com suas propostas chamativas. Essas coisas podem até render notícias alarmistas, mas não são os pontos que importam aos eleitores.
O estrondoso sucesso de Milei está diretamente relacionado ao controle da inflação, sua principal promessa de campanha e preocupação histórica dos argentinos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)