Israel realiza novos ataques em Teerã
Forças de Defesa de Israel (FDI) alertaram civis de operação militar no sudoeste na capital iraniana

As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que a Força Aérea Israelense (IAF, na sigla em inglês) está realizando novos ataques a alvos militares em Teerã na noite desta terça-feira, 17.
De acordo com o jornal The Times Of Israel, a operação teve início após a FDI enviar um alerta – escrito no idioma oficial iraniano – aos moradores do Distrito 18 de Teerã, no Irã, para evacuarem.
O texto incluía um mapa marcando a área alvo na parte sudoeste da capital.
Desde a última quinta-feira, 12, o exército israelense está realizando “ataques preventivos” contra instalações nucleares e lideranças do regime iraniano.
EUA fecham embaixada
Os Estados Unidos decidiram fechar a embaixada americana em Jerusalém de quarta-feira, 18, até a próxima sexta-feira, 20.
Segundo os americanos, a medida foi necessária em razão da situação da segurança da região e para cumprir orientações israelenses.
“Dada a situação de segurança e em conformidade com as diretrizes do Comando da Frente Interna de Israel, a Embaixada dos EUA em Jerusalém permanecerá fechada de amanhã [quarta-feira, 18 de junho] até sexta-feira [20 de junho]. Isso inclui as Seções Consulares em Jerusalém e Tel Aviv”, informou o Departamento de Estado em um comunicado.
Enriquecimento de urânio
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU, Rafael Grossi, afirmou nesta terça-feira, 17, que as operações militares de Israel danificaram diversas instalações nucleares e reduziram “significativamente” a capacidade de enriquecimento nuclear do Irã.
Grossi revelou que a instalação de Natanz, localizada a 30 a 40 metros abaixo da superfície, foi a mais afetada.
Segundo o diretor, a unidade de enriquecimento de urânio na superfície foi “completamente destruída”, enquanto as instalações elétricas foram danificadas.
Três ou quatro edifícios na usina nuclear de Isfahan também sofreram “danos considerados”, mas as instalações não foram afetadas.
Grossi afirmou, contudo, que o centro de enriquecimento de Fordo não parece ter sofrido danos significativos.
O conselheiro de Segurança Nacional de Israel, Tzachi Hanegbi, afirmou que a operação israelense não acabará “sem danificar a instalação de Fordo“.
“O nosso plano é azul e branco, incluindo todos os elementos da ofensiva”, afirmou, em referência às cores da bandeira israelense.
Para isso, as Forças de Defesa de Israel precisariam de equipamentos mais modernos de aliados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)