Israel realiza ataque aéreo mais distante contra Irã
Avião de reabastecimento foi atingido em Mashhad, a 2.300 km do território israelense

A Força Aérea de Israel bombardeou neste domingo, 15, um avião de reabastecimento iraniano no Aeroporto Internacional Shahid Hasheminejad, em Mashhad, no nordeste do Irã. Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), o alvo foi atingido a cerca de 2.300 quilômetros do território israelense — o ataque mais distante desde o início da atual operação militar contra o Irã.
“A Força Aérea está trabalhando para obter superioridade aérea em todo o Irã”, afirmou o Exército israelense em comunicado.
Imagens divulgadas por perfis ligados à Guarda Revolucionária Islâmica mostram uma coluna de fumaça na região do aeroporto após o bombardeio. A mídia estatal iraniana, no entanto, nega que as instalações do terminal tenham sido danificadas.
O ataque pode ser o mais distante já realizado pela Força Aérea Israelense. O anterior havia sido em 1985, quando Israel bombardeou a sede da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) na Tunísia, também a mais de 2 mil quilômetros de distância.
Irã lança ofensiva
O Irã voltou a disparar mísseis contra Israel neste domingo, 15, em plena luz do dia. Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), o ataque incluiu “vários” mísseis balísticos, a maioria deles interceptada pelos sistemas de defesa aérea.
As sirenes de alerta foram acionadas em diversas partes do país, incluindo o norte de Israel, Jerusalém e a região central, como Tel Aviv. A população foi orientada a permanecer em abrigos antiaéreos até novo aviso.
O espaço aéreo israelense segue fechado e todas as companhias do país cancelaram seus voos até, pelo menos, 21 de junho.
A nova ofensiva ocorre menos de 24 horas após uma intensa troca de ataques entre os dois países na madrugada. Por volta das 23h no horário local, no sábado, mísseis iranianos já haviam atingido o território israelense, acionando sirenes em cidades como Haifa e levando cerca de um milhão de pessoas a se abrigarem.
Em resposta, Israel bombardeou alvos estratégicos em Teerã e em outras regiões iranianas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)