Israel lança “ataque preventivo” contra Irã
Ministro da Defesa israelense declara situação de emergência em todo o país; FDI confirmam operação

Israel lançou um “ataque preventivo” contra instalações nucleares e alvos militares no Irã na noite desta quinta-feira, 12, segundo informações do Ministério da Defesa.
“Dezenas de jatos da IAF [Forças de Defesa Israelense] completaram a primeira etapa, que incluiu ataques a dezenas de alvos militares, incluindo alvos nucleares em diferentes áreas do Irã”, afirmam as Forças de Defesa de Israel (FDI) no X.
O governo israelense alertou a população a ficar atenta para um possível “um ataque de mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população civil em um futuro imediato”.
“Após o ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, um ataque com mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população civil é esperado em um futuro imediato”, diz trecho do comunicado.
Após o ataque, o ministro da Defesa, Israel Katz, declarou estado de emergência em todo o país.
“Portanto, e de acordo com sua autoridade sob a Lei de Defesa Civil, o Ministro da Defesa, Israel Katz, assinou uma ordem especial, segundo a qual um estado de emergência especial será imposto na frente interna em todo o território do Estado de Israel. Você deve obedecer às instruções do Comando da Frente Interna e das autoridades e permanecer nas áreas protegidas”, diz aviso.
O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, publicou um vídeo na rede social X com explicações sobre a operação.
“O Irã tomou medidas que nunca havia tomado antes. Medidas para transformar esse urânio enriquecido em arma e, se não for impedido, poderá ter uma arma nuclear em poucos meses, talvez menos de um ano.
No ano passado, o Irã disparou 300 mísseis balísticos contra Israel. Cada um deles carrega uma tonelada de explosivos. Muito em breve, eles poderão carregar cargas nucleares, ameaçando não centenas, mas milhões de pessoas”, diz trecho.
Como medida de segurança, Israel fechou seu espaço aéreo.
Nas redes sociais, circulam vídeos de bombardeios em Teerã.
Leia também: Irã promete aumentar “significativamente ” capacidade de produção de urânio
Operação
As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram o início de uma campanha aérea contra o programa nuclear do Irã.
“Dezenas de jatos da IAF [Força Aérea Israelense] completaram a primeira etapa, que incluiu ataques a dezenas de alvos militares, incluindo alvos nucleares em diferentes áreas do Irã. Hoje, o Irã está mais perto do que nunca de obter uma arma nuclear. Armas de destruição em massa nas mãos do regime iraniano representam uma ameaça existencial ao Estado de Israel e ao mundo em geral. O Estado de Israel não tem escolha a não ser cumprir a obrigação de agir em defesa de seus cidadãos e continuará a fazê-lo em todos os lugares onde for necessário, como fizemos no passado”, afirmam as FDI no X.
Dezenas de alvos em todo o país, relacionados ao programa nuclear e outras instalações militares, foram atingidos pelo exército israelense.
As FDI acusam o Irã de ter a quantidade de urânio enriquecido suficiente para construir várias bombas em poucos dias e que, por isso, precisam agir contra essa “ameaça iminente”.
De acordo com o The Times of Israel, as autoridades israelenses esperam que a operação contra o Irã dure vários dias.
“Estamos na janela de oportunidades estratégicas. Chegamos a um ponto sem volta, e não há escolha a não ser agir agora”, afirmou um membro do alto escalão.
De forma preventiva, o governo israelense disparou sirenes antes de uma eventual reação iraniana.
Leia também: Rubio nega participação dos EUA em ataque de Israel contra Irã
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
VITOR CARLOS MARCATI
13.06.2025 05:52Fogo no rabo do terrorismo islamico, avante Israel
BRozoBR
12.06.2025 22:18Não haverá outro 7 de Outubro.