Israel está fazendo “o trabalho sujo por todos nós”, diz chanceler alemão
Merz afirmou que o regime iraniano saiu enfraquecido após os ataques e declarou que “impedir que o Irã obtenha a bomba é de interesse global”

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou durante a cúpula do G7 no Canadá, que os ataques de Israel a instalações nucleares do Irã representam o “trabalho sujo” que o país está fazendo “por todos nós”.
Merz afirmou que o regime iraniano saiu enfraquecido após os ataques e declarou que “impedir que o Irã obtenha a bomba é de interesse global”.
Ele defendeu pressão diplomática coordenada e disse que, diante da ameaça, “não devemos atrapalhar quem está enfrentando o problema”.
Merz elogiou a “coragem” das Forças de Defesa de Israel e afirmou que o país está enfrentando “um regime que espalha morte com o Hezbollah, o Hamas e drones fornecidos à Rússia”.
Segundo ele, a destruição total das instalações nucleares iranianas pode ser considerada caso o regime não volte às negociações.
O chanceler afirmou que Israel não dispõe de armas capazes de atingir os complexos subterrâneos, como o de Fordo, e que apenas os Estados Unidos têm a bomba GBU-57 necessária para esse tipo de operação.
A Agência Internacional de Energia Atômica confirmou que as forças israelenses atingiram diretamente a planta de enriquecimento subterrânea de Natanz, a 220 quilômetros de Teerã.
A agência informou que as centrífugas no local foram gravemente danificadas e que o impacto pode comprometer toda a estrutura de enriquecimento de urânio do regime.
Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump afirmou que sabe “exatamente onde” está o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, e o chamou de “alvo fácil”.
Trump exigiu a “rendição incondicional” do regime e declarou que a paciência americana “está se esgotando”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jorge Irineu Hosang
18.06.2025 09:56Para aqueles que se dizem de esquerda e direita, e que são vassalos de Populistas e Tiranetes de plantão, entendam: Israel e a própria Ucrânia, a infringirem grandes perdas ao potencial bélico de Irã e Rússia, estão salvando o Mundo Civilizado, a Democracia, o Livre Arbítrio das pessoas. Esse pessoal quer é subjugar o ser humano e, quem segue e os defende, também!! Os que se dizem de Direita ou de Esquerda, deveriam entender, que há um limite em endeusar e legitimar o que algumas autoridades políticas tem falado no sentido de depreciar as ações de Israel, vitimizando os inimigos deles (que são inimigos da Humanidade) e que também que deslegitimam a soberania da Ucrânia e o direito a se defender do agressor/invasor. Também não entendo como tem gente, que se diz religiosa (seja qual religião for) que acredite haver deuses vivos na terra, onde todas as religiões, sem excessão, pregam justamente o contrário. É hora de por um fim à barbárie e conter aqueles que planejam destruir povos inteiros e subjugar a todos, destruindo a Democracia e a Liberdade.