Israel ataca 12 centros de lançamentos de mísseis iranianos
Forças de Defesa de Israel divulgaram vídeos de ataques contra centros militares do Irã

A Força Aérea Israelense (IAF, na sigla em inglês) realizou uma onda de ataques contra 12 locais de lançamento e armazenamento de mísseis iranianos nesta terça-feira, 17.
Em publicação no X, as Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram imagens mostrando os preparativos do exército iraniano para lançar mísseis balísticos contra Israel.
Um dos vídeos mostra um ataque israelense a um sistema de defesa iraniano.
Já o Comando de Segurança Cibernética do Irã afirmou que Israel lançou “uma guerra cibernética generalizada contra a infraestrutura digital do país para interromper a prestação de serviços aos cidadãos”.
“Até agora, muitos desses ataques foram repelidos com sucesso”, diz o regime de Teerã.
Trump fala em “nós”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cobrou nesta terça-feira, 17, “rendição incondicional” do Irã e enviou um recado ao líder supremo iraniano, Ali Khamenei.
“Sabemos exatamente onde o chamado ‘líder supremo’ está escondido. Ele é um alvo fácil, mas está seguro lá. Não vamos matá-lo (matá-lo!), pelo menos não por enquanto. Mas não queremos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos. Nossa paciência está se esgotando. Agradecemos a sua atenção a este assunto!”, escreveu Trump na rede Truth Social.
“Rendição incondicional”, completou.
Trump também tentou tirar uma casquinha da conquista do espaço aéreo iraniano por Israel.
“Nós agora temos controle completo e total dos céus sobre o Irã. O Irã tinha bons rastreadores aéreos e outros equipamentos defensivos, e muitos deles, mas não se compara às ‘coisas’ feitas, concebidas e fabricadas na América.
Ninguém faz isso melhor do que os bons e velhos EUA”, afirmou.
Trump tenta tirar casquinha da conquista do espaço aéreo iraniano por Israel, aludindo a armas americanas fornecidas ao país, embora sistemas domésticos israelenses de mísseis, como o Rampage, tenham sido usados para a maior parte dos ataques conhecidos como SEAD (em inglês, Suppression of Enemy Air Defences), ou seja, de supressão da defesa área inimiga.
Leia também: Israel adverte Khamenei sobre destino semelhante ao de Saddam Hussein
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
17.06.2025 17:52Toda a glória para Israel, libertando o povo do Irã da ditadura.
CLAUDIO NAVES
17.06.2025 16:04Vitória do mundo livre !