Irã convoca enviado alemão após chanceler defender operação israelense
Regime iraniano transmitiu "forte protesto" a Markus Potzel, após declaração de Merz sobre ação preventiva de Israel

O Ministério das Relações Exteriores do Irã convocou nesta quinta-feira, 19, o enviado alemão em Teerã, Markus Potzel, após o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, defender as ações militares de Israel contra o programa nuclear iraniano.
O regime de Teerã disse a Potzel que a declaração de Merz representa um “endosso implícito à violação da lei e ao uso da força contra um país e um governo pacíficos”.
A pasta iraniana afirmou ainda que a Alemanha deveria se apor a atos agressivos que violam o direito internacional. Segundo o ministério, os ataques israelenses violam “explicitamente o Artigo 2, Parágrafo 4, da Carta da ONU e é um exemplo claro de um ato agressivo que deve ser condenado por todos os Estados-membros da ONU”.
Merz defende Israel
Em meio à cúpula do G7, no Canadá, Merz defender a ação de Israel contra o Irã e criticou o papel do regime de fornecer armamentos para a Rússia, na guerra contra a Ucrânia, e a grupos terroristas.
“Este é o trabalho sujo que Israel está fazendo por todos nós. Nós também somos vítimas desse regime. Esse regime dos aiatolás trouxe morte e destruição ao mundo com ataques e assassinatos. Isso jamais teria acontecido sem o regime de Teerã. O fornecimento de drones de Teerã para a Rússia. Só posso elogiar a coragem do exército e do governo israelense por fazerem isso”, afirmou.
Merz destacou que os ataques israelenses nos últimos dias enfraqueceram o regime iraniano.
“O Exército israelense obviamente não tem capacidade para realizar isso sozinho. Falta-lhe o armamento necessário. Mas os americanos têm. Grande parte da liderança militar e dos chamados Guardiões da Revolução já não está viva. As coisas não serão como antes”, disse.
Leia também: Israel adverte Khamenei sobre destino semelhante ao de Saddam Hussein
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)