IAA Transportation 2024: O futuro dos caminhões elétricos na Mercedes-Benz IAA Transportation 2024: O futuro dos caminhões elétricos na Mercedes-Benz
O Antagonista

IAA Transportation 2024: O futuro dos caminhões elétricos na Mercedes-Benz

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 29.09.2024 16:37 comentários
Mundo

IAA Transportation 2024: O futuro dos caminhões elétricos na Mercedes-Benz

O caminhão elétrico promete sustentabilidade e eficiência no transporte pesado.

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 29.09.2024 16:37 comentários 0
IAA Transportation 2024: O futuro dos caminhões elétricos na Mercedes-Benz
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

A IAA Transportation, a maior feira de veículos pesados do mundo, realizada anualmente em Hannover, Alemanha, destacou em 2024 que a tendência de eletrificação não se limita apenas aos automóveis. Diversas marcas mostraram suas inovações, incluindo a Mercedes-Benz, que apresentou um passo significativo rumo ao futuro dos caminhões elétricos.

Durante o evento, a Mercedes-Benz chamou atenção com o lançamento comercial do eActros 600, um caminhão de 22 toneladas equipado com três motores elétricos. A marca alemã pretende estabelecer novos padrões de sustentabilidade e eficiência no setor de transporte pesado.

Qual o impacto do eActros 600 no transporte de cargas?

Segundo a Mercedes-Benz, o eActros 600 promete uma durabilidade impressionante. Após percorrer aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros ao longo de 10 anos, o caminhão manterá 80% da integridade de sua bateria, garantindo maior vida útil e menor necessidade de manutenção. Isso oferece uma alternativa robusta e econômica aos tradicionais caminhões a diesel.

No entanto, a feira também trouxe à tona a crescente popularidade dos modelos movidos a célula de hidrogênio, evidenciando um mercado diversificado e em constante evolução.

Visual interno do eActros 600 (Foto: Mercedes-Benz/Divulgação)

O futuro do diesel no mercado de caminhões

Com o avanço das tecnologias alternativas, surge a pergunta: como fica o diesel? Durante uma coletiva de imprensa, Karin Radström, CEO global da Mercedes-Benz Trucks, afirmou que o diesel ainda desempenha um papel crucial no transporte pesado, especialmente em regiões como a Europa.

“O diesel ainda é muito importante na Europa e em outros lugares do mundo. Por isso, não posso dizer que existe uma previsão de quando a Mercedes-Benz vai parar de produzir esses motores e lucrar com modelos a diesel. Nosso objetivo é, gradualmente, caminhar para um futuro mais sustentável”, comentou Karin.

A importância do hidrogênio

Karin Radström também destacou que a Mercedes-Benz está investindo no estudo e desenvolvimento do hidrogênio como uma alternativa viável. No Brasil, Jefferson Ferrarez, vice-presidente da Mercedes-Benz Caminhões, mencionou que o hidrogênio será particularmente relevante para trajetos mais longos devido à sua maior autonomia e infraestrutura.

Etanol e diesel: Uma combinação possível?

Outra discussão interessante levantada na feira foi a possível utilização de etanol, um combustível abundante no Brasil, nos caminhões Mercedes-Benz. Segundo Karin, essa ideia está sendo analisada, mas há desafios técnicos como a eficiência térmica e a taxa de compressão que precisam ser superados.

O etanol possui uma eficiência térmica de cerca de 30%, enquanto o diesel é de aproximadamente 43%. Isso significa que o etanol aproveita menos energia gerada pela combustão, necessitando de ajustes nos motores para otimizar o desempenho.

  • Taxa de compressão do etanol: 14:1
  • Taxa de compressão do diesel: 18:1

A CEO da Mercedes-Benz concluiu que, embora a combinação entre diesel e etanol possa ser uma boa alternativa no futuro, “ainda estamos em uma fase de estudos e não temos uma conclusão definitiva”.

Perspectivas para o futuro

Os avanços apresentados na IAA Transportation 2024 mostram que o futuro dos caminhões está direcionado à sustentabilidade por meio da eletrificação e do hidrogênio. Mesmo assim, o diesel continua a ser uma peça importante no mercado atual. A possibilidade de combinar diesel e etanol abre novas frentes para um futuro ainda mais eficiente e sustentável.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Em debate, petista ataca escolas cívico-militares e recebe resposta demolidora

Visualizar notícia
2

Dilma Rousseff recebe medalha de Xi Jinping

Visualizar notícia
3

PF: primeira-dama de João Pessoa dava gratificação por apoio de facções

Visualizar notícia
4

Irã promete vingança por morte de general no Líbano

Visualizar notícia
5

Forças de Israel voltam a atacar alvos do Hezbollah no Líbano

Visualizar notícia
6

Irã pede reunião na ONU após morte de líder do Hezbollah

Visualizar notícia
7

Mais de 20 terroristas foram mortos em operação contra líder do Hezbollah

Visualizar notícia
8

Sem Brasil, 50 países exigem resposta após fraude eleitoral de Maduro

Visualizar notícia
9

Maduro se solidariza com Hezbollah após morte de Hassan Nasrallah

Visualizar notícia
10

Netanyahu: “Dias difíceis ainda estão por vir”

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Moraes volta a negar soltura de mulher que pichou ‘Perdeu, Mané’

Visualizar notícia
2

Exército de Israel bombardeia alvos houthis no Iêmen

Visualizar notícia
3

EUA autorizam reforço de tropas no Oriente Médio

Visualizar notícia
4

Leonardo Barreto na Crusoé: Quando o pessimismo vira risco

Visualizar notícia
5

Netanyahu: “Dias difíceis ainda estão por vir”

Visualizar notícia
6

Primeira-dama de João Pessoa continua presa

Visualizar notícia
7

Réu por homicídio, motorista de Porsche vai a júri popular

Visualizar notícia
8

Marçal declara apoio a Ramagem no Rio

Visualizar notícia
9

Sem Brasil, 50 países exigem resposta após fraude eleitoral de Maduro

Visualizar notícia
10

Alexandre Soares Silva na Crusoé: Sobre o tarô e a crase

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

caminhões elétricos eActros 600 IAA Transportation Mercedes-Benz transporte de cargas
< Notícia Anterior

Estiagem atinge níveis históricos no Amazonas

29.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Gusttavo Lima cancela show de 1 milhão

29.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Noruega reduz pela metade uso de jogos de azar pela população

Noruega reduz pela metade uso de jogos de azar pela população

Visualizar notícia
Inteligência artificial ajuda na detecção de doenças

Inteligência artificial ajuda na detecção de doenças

Visualizar notícia
Exército de Israel bombardeia alvos houthis no Iêmen

Exército de Israel bombardeia alvos houthis no Iêmen

Visualizar notícia
EUA autorizam reforço de tropas no Oriente Médio

EUA autorizam reforço de tropas no Oriente Médio

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.