Greta usa foto de refém israelense para criticar condição de palestinos
Imagem de Evyatar David, sequestrado pelo Hamas, aparece em denúncia sobre a situação de prisioneiros palestinos; usuários do X não “perdoaram” a gafe
A ativista Greta Thunberg causou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira, 7. A sueca pretendia denunciar a “crueldade sistemática” contra os palestinos detidos em prisões israelenses. O problema é que sobrou ativismo e faltou checagem: ela usou a foto do israelense Evyatar David – e não de um palestino – em uma sequência de slides.
A postagem foi divulgada pouco depois de ela ser detida e deportada de Israel, ao tentar furar um bloqueio naval a Gaza.
Evyatar David é um israelense mantido em cativeiro pelo grupo terrorista Hamas por exatos dois anos, desde que foi sequestrado durante o ataque de 7 de outubro de 2023, enquanto participava do festival de música Universo Parallelo, em Israel.
O martírio de Evyatar David
O sofrimento de Evyatar David ficou conhecido em agosto deste ano, depois que o Hamas divulgou um vídeo que o mostrava em condições físicas extremamente debilitadas – esquelético, com cabelos compridos e barba por fazer. No vídeo, ele aparece em um dos túneis subterrâneos de Gaza, onde era coagido a cavar a própria cova.
Olay, irmão de Evyatar, já havia manifestado preocupação com a saúde do refém. Ele solicitou aos líderes mundiais que fizessem pressão para que um acordo de libertação fosse negociado. Olay também destacou que o Hamas usa os reféns como propaganda. Ele acrescentou que o grupo deliberadamente os deixa passar fome, além de reter alimentos que deveriam chegar à população de Gaza.
Repercussão imediata e críticas de Israel
O uso da imagem de David, mantido pelo Hamas, para criticar a política prisional israelense gerou indignação nas redes sociais. Diversos usuários criticaram a ativista pela falta de precisão na postagem.
Um usuário questionou a ética da publicação: “Você está usando uma foto do refém faminto Evyatar David para sua propaganda alegando que os palestinos estão sendo desumanizados. Não há limite para sua depravação moral?”.
Outro comentário ironicamente esclareceu: “Olá, Greta, o ‘prisioneiro’ na foto é Eviatar David, um refém israelense mantido pelo Hamas. Obrigada por conscientizar sobre as atrocidades que o Hamas vem cometendo contra israelenses sequestrados de suas casas, desde 7 de outubro até agora!”.
O governo de Israel se manifestou sobre o ocorrido: “A ignorância cega pelo ódio é “tendência”. Greta Thunberg postou sobre ‘prisioneiros palestinos’ usando a imagem do refém israelense Evyatar David – faminto, abusado e forçado pelo Hamas palestino a cavar sua própria cova”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Eliane ☆
07.10.2025 21:53Ah, desprovida de beleza e inteligência, também.
Eliane ☆
07.10.2025 21:52Feia por dentro e por fora!
Fabio B
07.10.2025 19:40Ta a cara do he-man