Ex-comparsa de Pablo Escobar é preso na Colômbia
Carlos Lehder, de 75 anos, foi um dos primeiros megatraficantes colombianos extraditados para os Estados Unidos

Carlos Lehder, ex-traficante e um dos fundadores do Cartel de Medellín, foi preso neste sábado, 29, ao desembarcar em Bogotá, vindo da Alemanha.
Autoridades migratórias identificaram um mandado de prisão pendente e o entregaram à polícia, que decretou sua prisão preventiva.
Lehder, de 75 anos, foi um dos primeiros megatraficantes colombianos extraditados para os Estados Unidos, onde cumpriu 34 anos de prisão por tráfico de drogas. Libertado em 2020, fixou residência na Alemanha, país natal de seu pai.
A Justiça colombiana determinará na segunda-feira se a pena de 24 anos por tráfico de armas, emitida em 1995, ainda tem validade.
Segundo sua advogada, Sondra Macollins, a sentença prescreveu e o mandado não tem efeito legal.
Cartel de Medellín
Lehder foi um dos líderes do Cartel de Medellín, comandado por Pablo Escobar, que promoveu uma onda de violência na Colômbia nos anos 1980 para evitar a extradição de seus membros.
Apenas Lehder e Fabio Ochoa Vásquez foram extraditados para os Estados Unidos. Escobar foi morto pela polícia colombiana em 1993.
O ex-traficante chegou a ser condenado à prisão perpétua nos EUA, mas teve a pena reduzida após testemunhar contra o ex-ditador panamenho Manuel Noriega.
Libertado por razões de saúde, viveu na Alemanha até decidir retornar à Colômbia, onde ainda tem familiares.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)