EUA ordena saída imediata de americanos da Venezuela por “risco extremo”
"Não existe uma maneira segura de viajar para a Venezuela", avisa o Departamento de Estado americano

O Departamento de Estado americano enviou um alerta de viagem que exige a saída imediata de todos os cidadãos americanos e residentes da Venezuela nesta segunda, 12.
No aviso, as autoridades americanas descrevem um “risco extremo” de detenção arbitrária, tortura, terrorismo, sequestros, violência criminal e colapso do sistema de saúde.
Segundo o governo, as forças de Maduro prenderam cidadãos americanos por até cinco anos sem respeitar o devido processo legal.
“Não viaje nem permaneça na Venezuela por nenhum motivo”, diz trecho do aviso.
“Não existe uma maneira segura de viajar para a Venezuela. Evite viajar para a Venezuela por qualquer meio, inclusive por fronteiras terrestres, onde até mesmo cruzar a fronteira por alguns metros pode resultar em detenção. Viagens noturnas entre cidades ou entre o Aeroporto Internacional Simón Bolívar e Caracas são especialmente arriscadas. Entrar ou tentar entrar na Venezuela sem um visto venezuelano válido provavelmente resultará em detenção por tempo indeterminado, sem acesso consular. Vistos não estão disponíveis na entrada. Cidadãos americanos na Venezuela enfrentam alto risco de detenção por tempo indeterminado sem acesso consular. Vistos e autorizações de residência podem ser cancelados a qualquer momento sem aviso prévio, e cidadãos americanos portadores de visto válido podem ser detidos arbitrariamente a qualquer momento“, continua.
Segundo o governo, os residentes e viajantes devem providenciar a saída do país através de meios privados, ou seja, sem apoio diplomático e consular.
Em 2019, os Estados Unidos encerraram suas operações em Caracas, capital do país.
“O governo dos EUA não tem capacidade para fornecer serviços de emergência ou assistência consular a cidadãos americanos na Venezuela. Qualquer pessoa com cidadania americana ou qualquer outro status de residência americana na Venezuela deve deixar o país imediatamente, incluindo aqueles viajando com passaporte venezuelano ou de outros países”, avisa o Departamento de Estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
CLAUDIO NAVES
13.05.2025 17:27Maduro está maduro apodrecendo
Marcia Elizabeth Brunetti
13.05.2025 08:09Sinto muita pena do povo venezuelano que não tem mais a quem apelar para acabar com essa "Democracia Relativa". Maduro sabe bem como torturar presos políticos. Talvez até por isso ele ganhou um espaço de maior prestígio nas comemorações lá na RÚSSIA. Já nosso Lula simplesmente humilhado e com seu "chaveirinho" de vestido vermelho, lambendo as botas de Putin.
Gastão Eduardo Carvalho
13.05.2025 06:02Tanto aqui como lá, tudo se resume numa grande palhaçada. Não se fala mais em eleições fraudadas e estes ditadores continuam leve, livres e soltos.
Marian
12.05.2025 21:07Vamos lá Maduro! Acredite no seu potencial! Hahaha