“É um começo muito promissor”, diz Lula sobre cessar-fogo
Presidente brasileiro falou sobre acordo de paz em Gaza após ser questionado em entrevista coletiva
O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira, 13, que o acordo de paz entre Israel e Hamas “é um começo muito promissor”.
“Eu não sei se é definitivo ou não, mas eu estou feliz porque é um começo muito promissor. O fato do presidente Donald Trump ter ido ao Parlamento em Israel, ter falado é muito importante. Eu espero que aqueles que ajudaram Israel na sua posição de virulência agora ajudem a ter uma paz definitiva”, disse o petista em entrevista a jornalistas em Roma, na Itália.
Questionado se o cessar-fogo abre espaço para o Brasil melhorar suas relações com Israel, Lula respondeu:
“O Brasil não tem problema com Israel, o Brasil tem problema é com Netanyahu. A hora que Netanyahu não for mais governo, não haverá nenhum problema entre o Brasil e Israel, que sempre tiveram uma relação muito boa”, disse o presidente brasileiro, que acusou Israel de cometer “genocídio” em diversas ocasiões.
“Nós sabemos o papel que o povo judeu tem feito, inclusive lutando contra a atitude do Netanyahu. Nós sabemos que o povo judeu não concordava em muita parte com aquela guerra”, acrescentou.
Antes das perguntas dos jornalistas, Lula disse:
“Eu tô feliz é porque antes tarde do que nunca. Finalmente parece que se encontrou uma saída para o conflito [entre] Israel e o palestino (sic). Me parece que há muitas possibilidades do acordo ser definitivo e eu acho que isso é muito importante. Não se vai devolver a vida dos milhões que morreram, mas se devolve pelo menos o direito das pessoas dormirem tranquilas, sem medo de uma bomba, sem medo de um prédio cair.”
Oficialmente, o Itamaraty ainda não emitiu nota sobre a libertação dos reféns israelenses que eram mantidos em Gaza.
Leia também: “É o fim de uma era de terror e morte”, diz Trump no Parlamento israelense
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
JOAQUIM S MATTOS
13.10.2025 16:39Quando Lula cair, também será grande oportunidade para Brasil e Israel continuar sendo amigos. Aliás, Lula e seus asseclas ficaram no vácuo, de mãos abanando. Eles e a turma das flotilhas. Greta, Deputada Petista, at Al. O que dizer agora, cara pálida? Admitir que usar lenços palestinos perdeu a graça? Cadê os que queriam o bem dos palestinos? Era só fachada? Bando de hipócritas, de estúpidos, falsos. Se realmente querem o bem da Palestina, junte-se à direita e ajude a criar o Estado Palestino. E sem nobel pra lula, hahaha
Nelson Lemos Costa
13.10.2025 14:16Lamentável que este ser desprezível fale pelo Brasil. Esse não me representa. Ignorante e tendencioso.