“É hora de consertar as coisas”, diz Zelensky sobre acordo com Trump
"Nossa reunião em Washington, na Casa Branca, na sexta-feira, não ocorreu como deveria", diz o presidente ucraniano após EUA suspenderem ajuda militar

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), publicou uma mensagem em seu perfil no X para dizer que seu país está pronto para assinar o acordo sobre minerais e segurança com os Estados Unidos “a qualquer momento e em qualquer formato conveniente”.
A mensagem foi publicada horas depois de os Estados Unidos anunciarem a suspensão do financiamento militar à Ucrânia, na sequência do desentendimento público entre Zelensky e o presidente Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca, na sexta-feira, 28 de fevereiro.
“Gostaria de reiterar o compromisso da Ucrânia com a paz. Nenhum de nós quer uma guerra sem fim. A Ucrânia está pronta para vir à mesa de negociações o mais rápido possível para trazer uma paz duradoura para mais perto“, disse Zelensky na mensagem, que segue:
“Ninguém quer a paz mais do que os ucranianos. Minha equipe e eu estamos prontos para trabalhar sob a forte liderança do presidente Trump para obter uma paz duradoura. Estamos prontos para trabalhar rápido para acabar com a guerra, e os primeiros estágios podem ser a libertação de prisioneiros e trégua no céu — proibição de mísseis, drones de longo alcance, bombas em energia e outras infraestruturas civis — e trégua no mar imediatamente, se a Rússia fizer o mesmo.”
“Avançar muito rápido”
“Então, queremos avançar muito rápido por todos os próximos estágios e trabalhar com os EUA para chegar a um acordo final forte. Nós realmente valorizamos o quanto a América fez para ajudar a Ucrânia a manter sua soberania e independência. E nos lembramos do momento em que as coisas mudaram quando o presidente Trump forneceu Javelins à Ucrânia. Somos gratos por isso”, disse o presidente ucraniano, reafirmando mais uma vez a gratidão tão cobrada por Trump e pelo vice-presidente americano, JD Vance.
“Nossa reunião em Washington, na Casa Branca na sexta-feira, não ocorreu como deveria. É lamentável que tenha acontecido dessa forma. É hora de consertar as coisas”, disse Zelensky, finalizando:
“Gostaríamos que a cooperação e a comunicação futuras fossem construtivas. Em relação ao acordo sobre minerais e segurança, a Ucrânia está pronta para assiná-lo a qualquer momento e em qualquer formato conveniente. Vemos este acordo como um passo em direção a uma maior segurança e garantias de segurança sólidas, e eu realmente espero que ele funcione efetivamente.”
Leia mais: Um plano para rearmar a Europa
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
04.03.2025 15:38A Europa não está unida nisso e nem ficará. Sem a retaguarda Americana, já era. Caiu na real Zelenski ?
Clayton De Souza pontes
04.03.2025 13:40Essa confusão só favorece ao Putin. Melhor algum acordo com os EUA do que enfrentar o Putin sem apoio