Democrata lamenta desistência tardia de Biden: “Teria sido diferente”
Próxima a Biden, a ex-presidente da Câmara dos Representantes defendia um processo "mais aberto" nas primárias do Partido Democrata
A deputada reeleita pelo Partido Democrata e ex-presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, voltou a criticar, nesta sexta-feira, 8, “a desistência tardia” do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na corrida à Casa Branca, em que foi substituído pela vice-presidente Kamala Harris:
Pelosi, que é próxima a Biden, entende que os democratas poderiam ter organizado uma eleição primária mais “aberta”:
“Se o presidente tivesse saído mais cedo, poderia ter havido outros candidatos na corrida“, disse Pelosi ao podcast “The Interview“, do The New York Times.
Meses antes da eleição, em agosto, Pelosi afirmou que a decisão de Biden em apoiar imediatamente a candidatura Kamala restringia as possibilidades de concorrência dentro do Partido Democrata:
“Kamala tinha o endosso do presidente, e ela, politicamente astuta, tirou vantagem disso e fechou — não fechou, mas ganhou a nomeação. Mas qualquer outra pessoa poderia ter entrado”, disse ao The Wall Street Journal.
Pelosi já pressionava Biden
Em julho, antes de Biden desistir da sua candidatura, Pelosi era uma das vozes em favor da mudança. Ela já dava sinais de que defendia o afastamento do presidente da corrida à Casa Branca.
Ao programa “Moning Joe”, da MSNBC, Pelosi afirmou que apoiaria Biden “qualquer que seja sua decisão”. A ex-presidente da Câmara dos EUA, porém, cobrava uma resposta mais rápida: “o tempo está se esgotando”, comentou.
O senador democrata pelo Colorado, Michael Bennet, expressava suas preocupações de um enfrentamento de Biden contra o presidente eleito, Donald Trump;
“Trump pode ganhar de lavada“, disse à CNN International.
A pressão do Partido Democrata vendo a ineficiência na campanha de Biden fez então com que o presidente tomasse a posição de desistir da candidatura. Ele deu lugar a Kamala Harris, que acabou vendo o seu adversário, Donald Trump, ser reconduzido à Casa Branca.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)