Crusoé: O pager dourado de Trump
O item alusivo ao ataque israelense ao Hezbollah foi dado ao presidente americano pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

Primeiro líder estrangeiro recebido por Donald Trump na Casa Branca em seu novo mandato, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deu ao presidente americano um pager dourado (foto) de presente, em alusão à operação que utilizou pagers e walkie-talkies equipados com explosivos para atingir o Hezbollah no Líbano.
“Para o presidente Donald J. Trump, nosso maior amigo e maior aliado. Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu”, diz a placa que acompanha o pager.
O presente “simboliza a decisão do primeiro-ministro que levou a uma virada na guerra e o ponto de partida para quebrar a vontade da organização terrorista Hezbollah”, disse o gabinete de Netanyahu ao confirmar a entrega da recordação.
A operação “expressa o poder, a superioridade tecnológica e a astúcia de Israel contra seus inimigos”, continuou.
Mensagens explosivas
Centenas de pagers de integrantes do Hezbollah explodiram simultaneamente em 17 de setembro de 2024. Ao menos 12 pessoas morreram e 2.800 ficaram feridas no Líbano e na Síria.
Dentre os atingidos, o embaixador do Irã em Beirute foi ferido.
Um representante do grupo terrorista descreveu o episódio como “a maior falha de segurança”. Ele se precipitou.
No dia seguinte, foi a vez dos walkie-talkies do Hezbollah explodirem. Mais 14 pessoas morreram e outras 450 ficaram feridas.
Netanyahu só admitiu a autoria do ataque planejado pela Mossad em novembro de 2024.
“A operação dos pagers e a eliminação de [Hassan] Nasrallah foram lançadas apesar da oposição de altos oficiais do estabelecimento de segurança e do escalão político responsável por eles”, disse o primeiro-ministro israelense em reunião do Conselho de Ministros, segundo a imprensa israelense.
Leia mais: Com inteligência, Israel humilha Irã e Hezbollah
O plano de Trump para Gaza
Netanyahu foi recebido por Donald Trump na Casa Branca na terça-feira, 4.
Durante o encontro, o presidente americano apresentou seu plano…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)