Crusoé: “Ninguém é louco por ti”
Ao adiantar os assuntos que estarão na pauta do encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta sexta (10), diplomatas listaram mudança climática, defesa da democracia e dos direitos humanos, crise na Venezuela e invasão russa da Ucrânia, lembra a Crusoé...
Ao adiantar os assuntos que estarão na pauta do encontro entre Lula e o presidente dos EUA, Joe Biden, nesta sexta (10), diplomatas listaram mudança climática, defesa da democracia e dos direitos humanos, crise na Venezuela e invasão russa da Ucrânia, lembra a Crusoé.
“Porém, não existe a perspectiva de discutir integração econômica com novos acordos de livre-comércio ou cooperação política. A reunião deve acabar sem que qualquer um dos dois presidentes declare o interesse em liderar o continente ou tome as medidas necessárias para isso.”
“As coisas já foram diferentes no passado. Na Guerra Fria, entre 1954 e 1989, os americanos estavam atentos para o que acontecia ao sul do Rio Grande. Tanto é que se envolveram em golpes de Estado, tentativas de derrubar governos e ações de repressão em pelo menos 13 países na América Latina. Com a redemocratização na região, os EUA passaram a buscar uma integração mais econômica do que política.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)