Crusoé: Morales sai em defesa do aiatolá Khamenei
Ex-presidente boliviano reagiu ao comentário de Trump sobre o líder supremo do Irã

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales saiu em defesa do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, após Donald Trump enviar um recado ao chefe do regime de Teerã.
“Condenamos as ameaças feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a vida do Líder Supremo da República Islâmica do Irã, Aiatolá Khamenei. Nossa solidariedade ao povo e ao governo do Irã. Os Estados Unidos insistem em alimentar guerras e mortes em todo o mundo. As pessoas querem paz com justiça social”, escreveu o cocalero no X.
Na rede social Truth Social, Trump disse saber “onde o chamado ‘líder supremo’ está escondido” e cobrou uma rendição incondicional do Irã.
“Sabemos exatamente onde o chamado ‘líder supremo’ está escondido. Ele é um alvo fácil, mas está seguro lá. Não vamos matá-lo (matá-lo!), pelo menos não por enquanto. Mas não queremos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos. Nossa paciência está se esgotando. Agradecemos a sua atenção a este assunto!”, escreveu Trump na rede Truth Social.
“Rendição incondicional”, completou.
Durante o seu mandato, entre 2006 e 2019, a Bolívia estreitou laços diplomáticos com o Irã.
Os dois países firmaram acordos em setores de energia e agricultura.
Declínio de Morales
O comentário de Morales, porém, ocorre em meio ao seu declínio pessoal e político na Bolívia.
No último mês, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia confirmou a participação de dez candidatos nas eleições presidenciais marcadas para 17 de agosto, sem a presença de Morales.
A candidatura do cocalero foi oficialmente rejeitada.
Ele tentou registrar sua candidatura através do Partido de Ação Nacional Boliviano (Pan-Bol), sigla sem status legal desde o início do mês, após não alcançar 3% dos votos na eleição de 2020.
Com medo de ser preso, o ex-presidente não sai da região do Trópico de Cochabamba desde outubro do ano passado.
Morales conta com a proteção de…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)