Crusoé: Greta é deportada para Suécia após ‘iate das selfies’
Brasileiro Thiago Ávila, próximo da ditadura iraniana, e o palestino Zaher Birawi, membro do Hamas, também foram detidos em ação israelense

O governo de Israel deportou para a Suécia a ativista Greta Thunberg (foto).
Ela foi colocada em um voo para a França nesta terça, 10. Fotos foram divulgadas na conta do Ministério de Relações Exteriores de Israel.
“Os passageiros do ‘Iate das Selfies’ chegaram ao Aeroporto Ben Gurion para embarcar em Israel e retornar aos seus países de origem. Alguns passageiros do ‘Iate das Selvies’ devem partir nas próximas horas”, afirmou o Ministério.
“Aqueles que se recusarem a assinar os documentos de deportação e deixar Israel serão levados perante uma autoridade judicial, de acordo com a lei israelense, para autorizar sua deportação. Cônsules dos países de origem dos passageiros os receberam no aeroporto“, diz a nota.
O presidente americano Donald Trump comentou a detenção de Greta. “Ela é uma pessoa estranha. É uma pessoa jovem e raivosa. Eu não conhecia a raiva real até encontrá-la. Ela certamente é diferente. Acho que ela tem de ir a uma aula de gestão de raiva“.
Bloquei marítimo
Na segunda, 9, as forças israelenses assumiram o controle do barco Madleen e detiveram 12 ativistas anti-Israel que estavam a bordo e desafiavam o bloqueio de Israel à Faixa de Gaza.
Eles foram detidos após repetidos avisos contra a tentativa de navegar até a costa de Gaza. A embarcação partiu da Sicília, na Itália, no domingo, 8.
Amigo do Irã
O brasileiro Thiago Ávila, ex-candidato a deputado federal pelo Psol, recusou-se a assinar o documento de deportação.
Ele está sendo mantido em um centro de detenção em Israel e deve aguardar audiência judicial.
Ávila é próximo da ditadura do Irã, comandada pelo líder supremo Ali Khamenei.
Após a morte do líder do grupo terrorista Hezbollah Hassan Nassarallah, Ávila viajou para Beirute para participar do seu funeral.
O Hezbollah é financiado pelo Irã.
Ávila também já falou em eventos…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Marcia Elizabeth Brunetti
10.06.2025 17:43Thiago, vai passear lá no Irã, e não esqueça de levar sua filhinha. Ela tem muito a aprender sobre a inferioridade da mulher na sociedade que tanto você defende. Vai que ela já fica comprometida maritalmente com um terrorista do Hamas? Não precisa ela decidir nem você. Basta eles escolherem.
Fabio B
10.06.2025 16:20Retardo mental não é salvo conduto para esses influencers de rede social.
mario de faria gomes
10.06.2025 14:50Devia mandar para o Irã para passar umas férias lá. Gente ignorante que temos no Brasil.