Coordenador do grupo de María Corina rebate fala de Lula sobre a Venezuela
Pedro Urruchurtu criticou a postura do governo brasileiro após a fraude eleitoral: "O discurso da suposta soberania é bastante hipócrita"
O ativista político Pedro Urruchurtu Noselli (foto), coordenador internacional do partido Vente Venezuela e da campanha da líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, rebateu a declaração do presidente Lula (PT) em que tenta proteger o ditador Nicolás Maduro das ações dos Estados Unidos.
Em postagem no X, Urruchurtu destacou que o governo brasileiro não reconheceu a vitória de Edmundo González Urrutia nas eleições de 28 de julho de 2024 e classificou o discurso de soberania como “hipórcrita”.
“O povo venezuelano tem tanto controle sobre seu destino que já decidiu, em 28 de julho de 2024, eleger um presidente legítimo, cujo resultado o regime ignorou e o Brasil não reconheceu. O discurso da suposta soberania é bastante hipócrita”, escreveu.
Leia também: Maduro ainda está aqui
O que disseram Lula e o PT
Lula afirmou na quinta, 16:
“Todo mundo diz que a gente vai transformar o Brasil na Venezuela, e o Brasil nunca vai ser a Venezuela, e a Venezuela nunca vai ser o Brasil, cada um será ele [próprio]. O que nós defendemos é que o povo venezuelano é dono do seu destino, e não é nenhum presidente de outro país que tem que dar palpite de como vai ser a Venezuela ou vai ser Cuba“, disse o petista durante congresso do Partido Comunista do Brasil (PC do B) em Brasília.
A declaração foi dada horas após o PT, partido de Lula, reclamar das ações de Trump contra Maduro.
“As declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que autoriza operações secretas da CIA no território da Venezuela, são uma afronta à soberania do país sul-americano e uma violação do Direito Internacional.
É uma iniciativa inaceitável e deplorável. Soma- se a isso o cerco militar que vem sendo praticado contra o povo venezuelano, com execuções sumárias de vidas humanas por forças militares norte-americanas. Trata-se de uma prática inadmissível, sem base legal e sem qualquer processo investigativo. [….] Essas ações antidemocráticas deixaram marcas de ingerências, ilegalidades, golpes, repressão e ditaduras sangrentas no subcontinente”, diz trecho.
O PT continuou a nota, usando o argumento de afronta à soberania: “O Partido dos Trabalhadores condena com veemência mais um ataque dos EUA à soberania da Venezuela. Somos defensores do Direito Internacional e dos princípios da não ingerência e da autodeterminação dos povos em qualquer parte do mundo”.
Leia também: Maduro e PT juntos por uma “nova sociedade”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
18.10.2025 10:53Lula como sempre apostando na ignorância popular. A única dúvida que tenho é como os americanos podem ter certeza que aqueles barcos que bombardeou estão realmente com drogas e traficantes.
Marcia Elizabeth Brunetti
18.10.2025 08:01Lula consegue enganar muito bem seus eleitores quando fala em Sobrrania, e sonha com o povo em suas mãos , tal como Maduro, Miguel-Diaz Canel ou Kim Jong Un
Claudemir Silvestre
18.10.2025 07:15ESQUERDEOPATAS HIPÓCRITAS !!! No caso, o povo Venezuelano JA DECIDIU, que Urrutia é o NOVO Presidente do país !! MADURO esta no cargo de forma ILEGAL !! Mas para os esquerdistas tudo ILEGALIDADES, desde que seja a favor da ideologia. O mesmo acontece aqui no Brasil !!