Banda que clamou por morte de israelenses tem novos shows cancelados
Primeiro, os EUA proibiram a dupla de fazer turnês, depois uma apresentação em Colônia foi cancelada. Uma proibição de viagens à Alemanha também está sendo considerada

A banda britânica de punk-rap Bob Vylan se encontra no centro de uma controvérsia significativa após o cantor Pascal Robinson-Foster ter proferido declarações anti-Israel durante um show no festival Glastonbury, realizado no final de junho.
O artista, enquanto se apresentava, gritou a frase “Free Palestine” e, mais alarmante ainda, “Death to the IDF”, o que provocou aplausos e gritos de apoio de milhares de fãs presentes, alguns dos quais agitavam bandeiras palestinas. A transmissão ao vivo pelo canal BBC trouxe ainda mais visibilidade ao incidente.
A prática de expressões políticas em festivais como Glastonbury não é novidade, sendo esse um espaço tradicionalmente associado a vozes progressistas.
No entanto, as declarações de Robinson-Foster foram vistas como uma ultrapassagem dos limites aceitáveis.
A repercussão foi imediata: a polícia britânica iniciou investigações incitação ao ódio. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, descreveu os comentários como “terríveis”.
Shows cancelados
Em resposta à situação, o Departamento de Estado dos EUA revogou o visto do grupo para sua turnê programada para o outono e cancelou 26 shows nos Estados Unidos.
Em um comunicado subsequente, a banda alegou que suas palavras não foram um chamado à violência contra israelenses, mas sim uma crítica à ação militar israelense em Gaza.
Contudo, esse esclarecimento chegou tarde demais: organizadores de eventos nas cidades britânicas de Manchester e Gisors, na França, também cancelaram apresentações da banda.
O espaço Live Music Hall, em Colônia, na Alemanha, anunciou via Instagram que o show agendado para 13 de setembro estava suspenso. Um representante da casa de shows declarou ao “Kölner Stadt-Anzeiger” que não desejavam oferecer seu palco a alguém com tais posicionamentos.
Na quinta-feira seguinte ao festival, surgiram gravações na internet mostrando Robinson-Foster incitando à violência contra soldados da IDF durante um concerto no Alexandra Palace, em Londres. A partir disso, a polícia londrina também abriu investigações sobre o cantor.
Com as restrições impostas pelo governo americano e a incerteza sobre sua entrada na Alemanha, é provável que Bob Vylan enfrente perdas financeiras significativas. Contudo, é possível notar que sua notoriedade dentro do círculo anti-Israel e entre antissemitas aumentou consideravelmente após o ocorrido.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Annie
06.07.2025 11:01E assim o antissemitismo se espalha entre os jovens 😩
Ana Maria
05.07.2025 16:18E tem gente e nao e pouca que aplaude
Eliane ☆
05.07.2025 15:09Que mundo doente!