Ativistas protestam contra casamento de Jeff Bezos em Veneza
Aproximadamente duzentos convidados ilustres são esperados, incluindo figuras como Lady Gaga, Barbra Streisand e Leonardo DiCaprio

Em Veneza, cidade histórica famosa por seus grandes eventos, uma onda de resistência surge contra o que está sendo considerado o “casamento do ano”, que promete atrair atenção e investimento significativo.
Este evento, que celebra a união do fundador da Amazon, Jeff Bezos, e Lauren Sánchez, está agendado para ocorrer entre os dias 26 e 28 de junho.
Embora muitos detalhes da cerimônia tenham sido mantidos em segredo, diversas informações têm circulado na mídia. A situação é marcada por um jogo tênue entre o que é fato e o que é especulação.
“Ocupação temporária”
Inicialmente, surgiram relatos de que Bezos teria reservado todos os táxis aquáticos da cidade e os melhores hotéis, além de garantir a disponibilidade das icônicas gôndolas. O temor é de que a cidade viva uma espécie de “ocupação temporária” pelos convidados do bilionário.
Diante do turbilhão de rumores, a agência londrina Lanza and Baucina, contratada para organizar o evento, sentiu-se obrigada a emitir um comunicado.
A empresa afirmou que não houve reserva excessiva de transporte aquático e que o casal se preocupa em minimizar os impactos na cidade durante as festividades. Segundo o comunicado, a prioridade é o respeito aos moradores locais e a contratação de fornecedores da região.
No entanto, a declaração chegou tarde demais. Com as especulações já em alta, grupos de ativistas começaram a protestar contra o evento. Cartazes com a frase “No Space for Bezos” (Sem Espaço para Bezos) foram vistos pela cidade.
Ativistas ocuparam recentemente o Campanário da Igreja de San Giorgio, exibindo uma bandeira como símbolo de sua oposição ao magnata.
Evento grandioso
Embora alguns exageros possam ser descartadas, estima-se que o casamento será um evento grandioso.
Relatos indicam que cerca de noventa jatos particulares devem pousar no aeroporto próximo e luxuosos iates, incluindo o “Koru”, de 127 metros pertencente a Bezos, ancorarão na lagoa.
Aproximadamente duzentos convidados ilustres são esperados, incluindo figuras como Lady Gaga, Barbra Streisand e Leonardo DiCaprio. A segurança do evento ficará sob responsabilidade de ex-fuzileiros navais americanos contratados especificamente para essa finalidade.
Vale ressaltar que os italianos geralmente não têm objeções a casamentos extravagantes; ao contrário, pequenas cidades costumam celebrar as uniões com entusiasmo.
Porém, no caso específico de Bezos em Veneza, há nuances adicionais: preocupações sobre a situação mundial atual, as conexões políticas do empresário com Donald Trump e um crescente descontentamento com turistas — sejam eles comuns ou ricos — contribuem para a insatisfação dos moradores locais.
Benefícios para economia local
O prefeito da cidade e associações comerciais defendem os benefícios econômicos que tais grandes eventos trazem.
Estima-se que as celebrações de Bezos injetem cerca de trinta milhões de dólares na economia local. Além disso, há indicações de que aproximadamente oitenta por cento dos gastos do casal serão direcionados para empresas locais.
Os noivos também realizaram doações significativas antes do evento, incluindo um milhão de euros destinados ao consórcio científico Corila, focado em pesquisas sobre o sistema lagunar da região.
Leia também: A nova instrução de Bezos ao Washington Post
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Ernesto Herbert Levy
24.06.2025 10:04Doe lá 10 milhões de dólares e resolva a parada.
LuÃs Silviano Marka
24.06.2025 09:59É o fim do mundo. As pessoas deveriam protestar por MENOS impostos, não pros outros pagarem mais. A simples existência de impostos é execrável, a sociedade hoje tem recursos e tecnologia pra se organizar e sustentar sem governos.