Ataque russo atinge maternidade na Ucrânia; Zelensky cobra Trump
As tropas de Vladimir Putin utilizaram "315 drones no ataque, incluindo 250 Shaheds, e 7 mísseis", segundo o presidente ucraniano

A Rússia fez “um dos maiores ataques” a cidades ucranianas nas primeiras horas desta terça-feira, 10, atingindo prédios residenciais e infraestrutura urbana, como uma maternidade em Odessa.
Segundo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, as tropas de Vladimir Putin utilizaram “315 drones no ataque, incluindo 250 Shaheds, e 7 mísseis, dois dos quais eram mísseis balísticos de fabricação norte-coreana”.
Além de Odessa, as regiões de Kiev, Dnipro e Chernigov também foram atingidas.
“Em Odessa, até uma maternidade se tornou alvo russo. Treze pessoas ficaram feridas. Tragicamente, há mortes. Minhas condolências às famílias”, disse o líder ucraniano.
Zelensky cobra Trump
Segundo Zelensky, os ataques com mísseis russos e mísseis Shahed “abafam os esforços dos Estados Unidos e de outros países ao redor do mundo para forçar a Rússia à paz”.
“Por mais uma noite, em vez de um cessar-fogo, houve ataques massivos com drones Shahed, mísseis de cruzeiro e balísticos”, continuou.
Na noite anterior, um recorde de 419 drones foram lançados contra a Ucrânia.
Diante do endurecimento dos ataques russos, Zelensky cobrou os Estados Unidos, de Donald Trump, a realizar “ações concretas” para forçar Putin a parar com a invasão.
“É vital que a resposta a este e a outros ataques russos semelhantes não seja o silêncio do mundo, mas sim ações concretas. Ações dos Estados Unidos, que têm o poder de forçar a Rússia à paz. Ações da Europa, que não tem alternativa a não ser ser forte. Ações de outros ao redor do mundo que clamaram por diplomacia e pelo fim da guerra – e que a Rússia ignorou. É preciso haver forte pressão em prol da paz.”
Sanções e defesa aérea
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, pediu sanções mais duras à Rússia.
Ele também defendeu o fornecimento adicional de capacidades de defesa aérea para o país.
“Mais uma noite de terror russo na Ucrânia. Kiev e Odessa sofrem os ataques mais pesados de centenas de drones e mísseis balísticos.
Os russos atacaram uma maternidade e prédios residenciais comuns, matando e ferindo civis.
A Rússia rejeita qualquer esforço de paz significativo e deve enfrentar novas e devastadoras sanções. Já. Não há mais tempo para esperar.
Energia, incluindo um teto mais baixo para o preço do petróleo, serviços bancários e sanções secundárias estão entre as áreas mais sensíveis.
Essas sanções não visam apenas apoiar a Ucrânia. Elas são essenciais para os nossos parceiros. Tais restrições econômicas retiram recursos da máquina de guerra da Rússia, que é direcionada não apenas a nós, mas também a eles.
Igualmente importantes são as medidas para fortalecer a Ucrânia, especialmente o fornecimento adicional de capacidades de defesa aérea.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
10.06.2025 13:21Maternidade! Valha-me.