A sugestão de Trump para o fim da guerra na Ucrânia
"Que ambos reivindiquem a vitória, que a história decida!", escreveu o presidente dos EUA em sua rede Truth Social
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 17, que disse ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e ao ditador russo, Vladimir Putin, para “parar com a matança e fechar um acordo” pelo fim da guerra.
Em postagem na Truth Social, após reunir-se com Zelensky, Trump sugeriu que os dois países “reivindiquem a vitória” e deixem que a “história decida” o vencedor.
“O encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy foi muito interessante e cordial, mas eu disse a ele, como também sugeri veementemente ao presidente Putin, que é hora de parar com a matança e fechar um ACORDO! Já houve bastante derramamento de sangue, com os limites das propriedades sendo definidos pela Guerra e pela Coragem. Eles devem parar onde estão. Que ambos reivindiquem a Vitória, que a História decida!
Chega de tiroteios, chega de mortes, chega de gastos altíssimos e insustentáveis. Esta é uma guerra que nunca teria começado se eu fosse presidente. Milhares de pessoas sendo massacradas a cada semana — CHEGA, VOLTEM PARA CASA COM SUAS FAMÍLIAS EM PAZ!”
“Essa é a hora”
Zelensky afirmou nesta sexta-feira, 17, durante uma reunião filmada na Casa Branca, que “essa é a hora” para o fim da invasão russa à Ucrânia.
“Meus parabéns pelo seu sucesso na guerra no Oriente Médio. Você conseguiu isso, e acho que essa é a hora de acabar com a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Sim, entendemos que Putin não está pronto, mas estou confiante que, com sua ajuda, nós vamos parar essa guerra e imediatamente. Eles não têm sucesso no campo de batalha, o que é bom. Acho que o exército deles está fraco agora .Eles têm um monte de perdas, na economia e nas pessoas; É um momento crucial. E eu queria agradecer, senhor presidente, após nossas ligações.”, disse sentado em uma mesa à frente do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Trump otimista
Abrindo a conversa, Trump expressou otimismo quanto ao fim do conflito:
“A gente quer terminar [a guerra]. Muitas pessoas morreram nessa guerra e a gente vai conseguir pôr um fim.”
Segundo Trump, o ditador russo Vladimir Putin “também quer encerrar essa guerra”.
Ele ainda brincou sobre as vestimentas usadas por Zelensky, que já foram alvo de ironias em outros encontros.
O republicano se reunirá com Putin em Budapeste, capital da Hungria, para tratar do fim da guerra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
18.10.2025 11:00Se entregarem TUDO o que Putin exige com certeza a guerra irá parar (não se sabe por quanto tempo). Se fosse uma guerra convencional da Rússia contra os EUA, com os russos tentando retomar o Alasca, o que diria e faria Donald Trump?
FRANCISCO JUNIOR
17.10.2025 23:05Opinião do Trump é como o bordão de certo jornal - em 20 minutos tudo pode mudar.