A política de deportação de Trump e a parceria com Bukele
Trump, em declarações recentes, afirmou que pretende expulsar do país até mesmo cidadãos americanos envolvidos em atividades violentas

Trump, em declarações recentes, afirmou que pretende expulsar do país até mesmo cidadãos americanos envolvidos em atividades violentas.
“Precisamos respeitar as leis, mas também temos criminosos nativos que agem de maneira brutal, como empurrar pessoas nas plataformas de metrô ou atacar idosos com bastões”, comentou o ex-presidente.
Deportações para El Salvador
Imigrantes condenados por crimes violentos foram deportados para El Salvador, onde ficarão sujeitos a encarceramento em um acordo com o governo local.
O foco das deportações recaiu principalmente sobre venezuelanos, com a administração Trump já tendo enviado centenas deles para um complexo penitenciário destinado a criminosos perigosos, com um investimento aproximado de seis milhões de dólares.
A proposta gerou grande controvérsia, especialmente após a confirmação do caso do imigrante Kilmar Abrego Garcia, que foi deportado acidentalmente.
Tanto Trump quanto o presidente salvadorenho Nayib Bukele deixaram claro que não planejam permitir o retorno de Garcia aos Estados Unidos, mesmo após uma decisão do Supremo Tribunal dos EUA que apoiava sua reintegração.
Críticas à política de deportação
Organizações de direitos humanos criticaram severamente a postura da administração Trump, alegando que ela ignora as ordens judiciais e viola os direitos dos indivíduos.
O caso de Garcia exemplifica os problemas enfrentados por aqueles que foram removidos sem devido processo legal; ele foi detido em março nos EUA e enviado para El Salvador sem qualquer audiência judicial.
De acordo com dados do Human Rights Watch, em março passado, 238 homens venezuelanos foram deportados para El Salvador sob a alegação de serem membros de gangues criminosas.
Em seu encontro com Bukele, Trump pediu explicitamente pela construção de mais prisões no país centro-americano.
Megacárcere em El Salvador
Críticos têm destacado que o megacárcere em El Salvador é alvo frequente de acusações relacionadas a abusos de direitos humanos.
O governo Bukele tem sido acusado de prender indiscriminadamente cidadãos inocentes em sua campanha contra a criminalidade organizada.
Leia mais: Justiça cobra Trump por informações sobre imigrante deportado
EUA: Trump ignorou judiciário em voo de deportação para El Salvador?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)