video destaque
29.06.2024

Latitude#84: O retorno de Alberto Fujimori à política peruana

O cientista político peruano Carlos Meléndez fala da volta do ex-ditador para a política, após sua filiação ao partido Fuerza Popular, da filha Keiko

O ex-ditador peruano Alberto Fujimori poderá eventualmente candidatar-se a um cargo para o Senado em 2026, uma vez que deixou a prisão no início de junho.

Mesmo tendo sido condenado a 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade e corrupção, em 2009, o político mantém apoio entre eleitores ricos e idosos do país.

Fujimori quer continuar fazendo parte da política. Essa é a sua paixão“, diz o cientista político peruano Carlos Meléndez, professor da Universidade Diego Portales em Santiago, no Chile. “Ele seria um candidato competitivo para o Senado.”

Em conversa para o podcast Latitude, Meléndez afirma que, para isso ocorrer, ainda seria necessário um debate legal sobre o tema. Alguns entendidos em direito acreditam que o indulto que o tirou da prisão não restituiu os seus direitos políticos. 

Em 2017, Fujimori recebeu um indulto do presidente Pedro Pablo Kuczysnki. Naquela época, o ex-ditador ficou alguns dias fora da prisão e manifestantes foram às ruas contra sua libertação. Ao final, Kuczynski perdeu o posto e Fujimori voltou para a prisão.

Este ano, uma decisão de um tribunal constitucional peruano entendeu que o indulto de 2017 era legal. Com isso, Fujimori, que está com 85 anos e teve uma reincidência de um câncer na língua, saiu novamente da cadeia. “Ele já permaneceu na cadeia por 17 anos, e por isso não existe mais entre a população essa sensação de impunidade“, diz Meléndez.

Logo após sair da cela, Fujimori filiou-se ao partido Fuerza Popular, comandado pela filha Keiko Fujimori. Trata-se de um forte indicativo de que ele pode tentar um cargo eletivo no futuro.

Uma das possibilidades é que Fujimori tente um cargo no Senado, que voltará a existir em 2026.

Atualmente, o Peru é um país unicameral, com um Congresso único. Em março deste ano, os parlamentares votaram para que o país volte a ser bicameral, com uma Câmara de Deputados e um Senado.

O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.

O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube.

LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO

Assista ao Latitude completo abaixo:

Mais lidas

Filmes novos vs filmes antigos 

José Inácio Pilar
Imagem Item
Visualizar notícia

Que tal taxar os memes de Haddad?

Rodolfo Borges
Imagem Item
Visualizar notícia

Trump promete a Zelensky “acabar com a guerra”

Imagem Item
Visualizar notícia

Michelle Bolsonaro aciona STF contra Gleisi Hoffmann

Imagem Item
Visualizar notícia

Atirador usou drone sobre local horas antes de atentado a Trump

Imagem Item
Visualizar notícia

Playlists

Antagonista Docs

Antagonista Meeting

Entrevistas

Ilha de Cultura

Latitude

Meio-Dia em Brasília

Narrativas Antagonista com Madeleine Lackso

Papo Antagonista com Felipe Moura Brasil

Ver mais playlists

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.