Globo celebra 60 anos preocupada
O futuro, e mesmo o presente, já estão exigindo que a Globo se reinvente para tentar recuperar a audiência perdida.

A Rede Globo completa hoje, 26 de abril, 60 anos, com uma programação especial de 60 horas, trazendo Vídeo Show, Globo Repórter, Vídeo Game com Angélica e um Grande Show, além de outros programas especiais em outras datas.
Enquanto celebra seu inegável legado e importância na história da comunicação brasileira, a emissora exibe números financeiros robustos, mas enfrenta um declínio de audiência com novelas como Mania de Você, Vale Tudo e o Big Brother Brasil 25. Como a Globo navegará esse cenário?
Faturamento e lucro da Globo em 2024: um gigante financeiro
Em 2024, a Globo Comunicação e Participações registrou faturamento de 16,4 bilhões de reais, um crescimento de 8% sobre os 15,1 bilhões de 2023. O lucro líquido disparou para 1,99 bilhão, 138% acima dos 838,7 milhões do ano anterior.
O Ebitda alcançou 1,55 bilhão, 26% maior que 2023, impulsionado pela publicidade, que gerou 10,4 bilhões de reais (cerca de 66% da receita).
Estratégias como a compra de 75% da Eletromidia e a aquisição total do Telecine fortaleceram o caixa, que fechou em 13,6 bilhões, mesmo com uma dívida bruta de 6,6 bilhões.
O Globoplay cresceu 42% na base de assinantes, turbinado pelo Oscar de Ainda Estou Aqui e um plano com anúncios. O Premiere Play subiu 41%, consolidando a Globo como líder no mercado digital, Mas a Globo não divulgou os números de faturamento e eventual lucros ou prejuízos da operação da Globoplay.
Crise de audiência: Novelas e BBB 25 em queda
Apesar do sucesso financeiro, a audiência da Globo em 2024 sofreu. A emissora perdeu audiência na Grande São Paulo, atingindo 13 pontos. Programas como Jornal Nacional deram 22,6 pontos de média e o Fantástico 13,7 pontos em novembro, batendo recordes negativos, e dezembro foi o pior mês da história. Vamos lembrar 3 destaques negativos mais recentes:
- Mania de Você: A novela das 21h, de João Emanuel Carneiro, que acabou em março, tornou-se o maior fracasso da faixa, com média de 21 pontos. Sua estreia (22 pontos) foi a pior da história do horário, perdendo para reprises como Alma Gêmea.
- Vale Tudo: O remake, que estreou em 31 de março, marcou 22,6 pontos na primeira semana, muito pouco acima de Mania de Você. Em São Paulo, capítulos como o de 5 de abril (19,2 pontos) decepcionaram, longe dos 25,8 pontos de Renascer, que já não era grande coisa. Com a chegada da vilã Odete Roitman, a audiência ainda pode reagir
- BBB 25: Sem Boninho, o reality show teve a pior estreia da história (16,7 pontos) e média de 16,3 pontos no até o dia 15 de abril, 20% abaixo do BBB anterior. Essa edição simplesmente não engajou, por mais reviravoltas que a emissora tenha tentado implementar na dinâmica interna. Sobre esse BBB decepcionante já falei em detalhes aqui.
Desafios e o futuro da Globo
A Globo enfrenta a concorrência do YouTube, que já tem cerca de 12% do mercado e dos streamings (quase 31%), que atraem a Geração Z. Polêmicas, como o caso de Maike no esvaziado BBB 25 e até a dispensa da novelista Glória Perez após a rejeição de uma novela sobre aborto, geraram críticas junto ao público X.
Ainda assim, a emissora mantém 42% do público que consome TV aberta e aproximadamente 33% do tráfego de sites de notícias com o seu portal G1, e está investindo importantes 5 bilhões de reais em conteúdo e na nova TV 3.0, com anúncios personalizados e que deve começar a ser implementada ainda em 2025.
A Globo ainda tem o que comemorar?
Com um lucro bilionário, liderança cultural e o Globoplay com assinaturas em alta, ela tem, sim, motivos para brindar seus 60 anos. Porém, reconquistar o público mais jovem e evitar tropeços éticos serão cruciais para navegar as próximas décadas.
A festa é merecida, mas o futuro, e mesmo o presente, já estão exigindo que a Globo se reinvente para tentar recuperar a audiência perdida, ou mesmo esse lucro, hoje exuberante, poderá a emagrecer.
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Comentários (5)
Marian
26.04.2025 11:44Foi gigante, mas encolheu e desidrata a olhos vistos, perdendo rapidamente a importância que teve e não voltará nem de longe ao que era . Escolheu um lado. O seu futuro talvez seja a reprodução de um programa de ação da própria emissora: "No Limite" rs
Denise Pereira da Silva
26.04.2025 11:20“Rest in peace”.
Annie
26.04.2025 09:43Legado só se for de esgoto a céu aberto.
Fabio B
26.04.2025 08:23A Globo vai intensificar o lobby canalha, igual já faz hoje com o governo petista, que mais parece seu assessor de imprensa. Sem o menor escrúpulo, vão trabalhar para tentar censurar as redes sociais e travar ou inviabilizar os streamings no Brasil, tudo pra recuperar o monopólio perdido no grito.
Fabio B
26.04.2025 08:20A Globo pode gastar bilhões, fazer dancinha, novela lacradora e enfeitar o caixão do jeito que quiser, não vai voltar ao que era. Perdeu o trono porque a internet e os streamings quebraram a coleira que ela tinha no público. Hoje ninguém precisa de emissora pra ser informado ou entretido. A Globo dominava quando as pessoas tinham três canais pra assistir. Agora, com o celular na mão, ela virou só mais uma opção, e bem dispensável. Não é questão de "se reinventar", é questão de aceitar que o tempo dela acabou.