Apresentador e equipe se atrasam e impedem jornal da Globo de ir ao ar
Versão local do Bom dia Sábado começou com atraso por conta de falha na programação da RPC, afiliada da emissora no Paraná

O público habituado ao ‘bom dia’ dos jornalistas da RPC, afiliada da Globo no Paraná, se deparou com dois rostos estranhos neste sábado, 1º de março.
Aproveitando o feriado, os profissionais da emissora não prestaram atenção nas alterações feitas pela programação da rede ao decorrer da madrugada, que tiveram impacto direto no horário do Bom dia Sábado, que conta com uma versão totalmente regional para o estado.
O telejornal deveria ter entrado no ar às 7h em ponto, mas a equipe do canal só estava preparada para iniciar o noticioso 15 minutos depois. A reportagem apurou que a área de programação de rede da Globo alertou todas as afiliadas sobre a mudança no horário do Bom dia Sábado, das 7h15 para 7h, ainda no final da noite de sexta, dia 28.
No entanto, a equipe responsável pelo setor na RPC ignorou os avisos da rede e, consequentemente, não mudou a contagem regressiva para a virada local — monitores com o tempo restante antes do próximo programa local ficam espalhados pela Redação de Jornalismo.
Afiliada da Globo não sabia que precisaria colocar jornal no ar
A equipe do telejornal da afiliada da Globo, por sua vez, sequer fazia ideia de que precisaria entrar no ar mais cedo. Os plantonistas do controle operacional do canal paranaense só descobriram as mudanças feitas pela rede justamente às 7h, quando o primeiro dia do Globeleza chegou ao fim.
A emissora, sem ter o que colocar no ar, chegou a ficar fora do ar por cerca de 20 segundos. Foi o tempo necessário para que o controle mestre entrasse em contato com o Jornalismo, que ainda não tinha ideia do que estava acontecendo. Anderson Frigo, escalado para apresentar o Bom dia Sábado daquele dia, sequer estava pronto para entrar no ar, assim como a equipe do switcher.
Para não ficar fora do ar ou exibindo institucionais da emissora e dos demais veículos da empresa até o jornalístico finalmente começar, a RPC precisou recorrer emergencialmente para a versão nacional do Bom dia Sábado, produzida pela Globo de São Paulo.
Sabina Simonato e Marcelo Pereira, que nunca haviam aparecido na programação da RPC, surgiram do nada na emissora, que sequer conseguiu colocar o telejornal no ar desde o seu início — ele entrou no ar nos últimos segundos de sua vinheta de abertura, e já sem a vinheta de patrocínio.
Jornal entrou no ar com atraso de quase 10 minutos
Pereira e Simonato ficaram no ar para todo o Paraná durante quase 10 minutos. Durante uma entrada ao vivo sobre o carnaval de Pernambuco, a afiliada da Globo tirou o noticioso do ar abruptamente, voltando a exibir uma tela preta, seguida por uma chamada da novela Mania de Você.
Depois, às 7h09, a RPC finalmente começou a exibir a versão local do Bom dia Sábado. O âncora Anderson Frigo, nitidamente incomodado com a situação, iniciou a edição do telejornal justificando o atraso pela exibição “de um boletim do Bom dia Sábado nacional”.
A versão dada pelo apresentador, porém, acabou sendo desmentida até mesmo por falhas técnicas ao longo da edição. O jornalístico começou com o grafismo do Bom dia Paraná, que voltou a aparecer em diversos momentos da edição.
Os 15 minutos extras no tempo do Bom dia Sábado, que viraram apenas 6 na versão local da RPC, foram preenchidos com um giro do trânsito e do tempo nas cidades, já que não havia tempo para encontrar outras reportagens — a equipe se apressou para iniciar o telejornal o quanto antes.
Confira mais notícias sobre mídia e entretenimento no TV Pop, parceiro editorial de O Antagonista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Fabio B
05.03.2025 07:00Quem liga?
Angelo Sanchez
04.03.2025 18:55Este jornal não fez falta nenhuma, é a prova que poderia ser cancelado.