Repique em juros americanos castiga ativos nacionais
O avanço significativo das taxas do juros futuros americanos impactou os ativos locais, com destaque para um aumento de mais de 1% no valor do dólar...
O avanço significativo das taxas do juros futuros americanos impactou os ativos locais, com destaque para um aumento de mais de 1% no valor do dólar. Esse é o maior ganho durante a sessão em dois meses. Os juros futuros de longo prazo também dispararam e chegaram a subir quase 20 pontos nesta segunda-feira, 4.
A movimentação é uma reposta ao ajuste de expectativas dos investidores em relação aos cortes de juros pelo FED, previstos para o primeiro semestre de 2024. A moeda americana se valorizou contra a maioria das divisas globais e se encaminhava para encerrar o pregão próxima a R$ 4,95 depois de se afastar levemente das máximas do dia.
Na bolsa, o índice Ibovespa seguiu o desempenho negativo das bolsas americanas e registrou queda de 1,08%, aos 126,8 mil pontos, puxado principalmente pelas perdas em empresas do setor de commodities, como Vale (-2,45%) e Petrobras (-1,96%). Ambas repercutiram as quedas nos preços do minério de ferro e do barril de petróleo tipo Brent.
A companhia Gol (-8,64%) também foi o destaque negativo do indicador com um recuo de mais de 8% após anunciar a contratação de uma empresa para auxiliar na reestruturação de capital.
As empresas varejistas também reforçaram o fechamento no vermelho no mercado acionário em resposta à abertura da curva de juros doméstica. Por outro lado, a Embraer foi destaque de alta (+0,70%), com a vitória em uma licitação na Coreia do Sul.
Em Nova York, os índices também cederam à medida que os investidores amenizaram as expectativas em relação a um corte de juros pelo FED, com o S&P 500 recuando 0,5% e o Nadsaq em queda de 0,84%.
O ouro que começou a sessão em forte alta e recorde histórico de preço recuou conforme as taxas de juros subiam. O metal caminhava, às 18h08, para encerrar o dia em queda de mais de 2%, cotado a US$ 2028,42/onça troy.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)