14.10.2021
Pacheco diz que estabilidade política é importante para reduzir preço da gasolina
Em um pequeno sinal de lucidez, Rodrigo Pacheco (foto) afirmou mais cedo no Senado que a estabilidade política e econômica do Brasil são importantes para evitar fortes variações nos preços do dólar e dos combustíveis...
Em um pequeno sinal de lucidez, Rodrigo Pacheco (foto) afirmou mais cedo no Senado que a estabilidade política e econômica do Brasil são importantes para evitar fortes variações nos preços do dólar e dos combustíveis.
“Há várias coisas que influenciam no preço dos combustíveis atualmente. A primeira delas é a questão do câmbio. O preço dos combustíveis é muito pressionado pelo câmbio. Essa desvalorização do real frente ao dólar de 30% só em 2020 é muito fruto de instabilidade. Conferir estabilidade a política do Brasil e a política econômica é algo muito importante para a estabilização do câmbio e, consequente, do preço dos combustíveis”, disse.
Os combustíveis são derivados do petróleo, que é uma commodity e têm o preço em dólar. Com isso, a cada barbeiragem política de Jair Bolsonaro, do Congresso Nacional ou de Paulo Guedes, o valor da moeda americana aumenta e a Petrobras repassa essa alta para o custo da gasolina e do diesel.
Pacheco também afirmou que a Petrobras, como estatal, tem um papel social e deve destinar parte dos lucros para bancar uma estabilização no preços dos combustíveis. Esse tema é controverso entre políticos e economistas, que divergem sobre a função da companhia.
“O segundo ponto é a participação da Petrobras. A empresa tem uma função social em ter elementos para reduzir o preço dos combustíveis. Essa função de compartilhar com o povo brasileiro os dividendos que ela tem é algo importante que tem que ser considerado”, disse.
O presidente do Senado ainda afirmou que as questões tributárias também têm importância no debate sobre o preço dos combustíveis.
“E o terceiro ponto é o viés tributário no preço dos combustíveis e isso pode ser remodelado. Essa a intenção da Câmara dos Deputados nesse projeto, vamos recebê-lo no Senado e dar o tratamento devido de apreciação, de debate, de amadurecimento e de eventual aprimoramento. Temos que estabilizar o preço dos combustíveis”, disse.