Musk denuncia perseguição e debocha de CVM americana
Conhecido pelo estilo irreverente, Musk usou o próprio X para expor o caso
Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter) e CEO da Tesla, revelou nesta quinta-feira, 12, que foi pressionado pela comissão que regula o mercado de valores mobiliários nos Estados Unidos a aceitar um acordo em meio à investigação sobre sua polêmica compra da rede social. Segundo Musk, ele teria apenas 48 horas para pagar uma multa ou enfrentar acusações formais.
Conhecido pelo estilo debochado, Musk usou o próprio X para expor o caso, publicando a carta de seu advogado e ironizando o presidente da comissão, Gary Gensler: “Oh Gary, como você pôde fazer isso comigo?”, escreveu, acompanhado de um emoji choroso. Para completar, divulgou uma imagem criada por inteligência artificial retratando Gensler como um caracol de terno.
Elon Musk já enfrentou problemas com reguladores no passado. Em 2018, ele publicou no antigo Twitter que pretendia retirar as ações da Tesla da bolsa de valores, ou seja, fechar o capital da empresa, e que já tinha o dinheiro necessário para isso. A declaração era falsa, o que levou as autoridades americanas a acusá-lo de enganar investidores. O caso terminou com uma multa milionária e Musk foi obrigado a deixar temporariamente a presidência do conselho da Tesla.
Desta vez, a investigação se concentra na compra do X. O órgão quer saber se Musk cometeu irregularidades ao negociar ações da Tesla e acumular participação na antiga rede social antes de oficializar sua aquisição. Paralelamente, Musk enfrenta um processo de um fundo de pensão nos EUA que o acusa de esconder informações para influenciar outros investidores.
Além dos problemas jurídicos, o bilionário está no centro de uma disputa política. Agora aliado dos republicanos, Musk foi um dos maiores doadores da campanha de Donald Trump, que assumirá a presidência dos Estados Unidos em janeiro.
Gary Gensler, alinhado ao governo de Joe Biden, já anunciou sua renúncia após a derrota democrata, mas a tensão entre Musk e a comissão continua a todo vapor.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)