Milei celebra Nobel de Economia: “Crescimento econômico venceu”
Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt foram laureados por suas pesquisas sobre inovação e destruição criativa
O presidente argentino, Javier Milei, celebrou nesta segunda-feira, 13, a entrega do prêmio Nobel de Economia aos economistas Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt por suas pesquisas sobre inovação e destruição criativa.
“O crescimento econômico venceu…!!! Os tecno-otimistas e neo-schumpeterianos, que acreditam na destruição criativa como o caminho para o desenvolvimento, venceram… VLLC!”, escreveu o economista libertário no X.
Nobel de Economia
Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt são os vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2025.
Segundo a Real Academia Sueca de Ciências, o Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel 2025 foi entregue a eles “por terem explicado o crescimento econômico impulsionado pela inovação”.
Mokyr foi premiado “por ter identificado os pré-requisitos para o crescimento sustentado por meio do progresso tecnológico”, enquanto Aghion e Howitt, “pela teoria do crescimento sustentado por meio da destruição criativa”.
Ao anunciar o prêmio, a academia sueca disse que “Mokyr utilizou fontes históricas como um meio para descobrir as causas do crescimento sustentado se tornando o novo normal”.
“Aghion e Howitt também estudaram os mecanismos por trás do crescimento sustentado. Em um artigo de 1992, eles construíram um modelo matemático para o que é chamado de destruição criativa: quando um produto novo e melhor entra no mercado, as empresas que vendem os produtos mais antigos perdem”, informou a instituição.
Joel Mokyr nasceu em 1946 em Leiden, Holanda. Concluiu seu doutorado em 1974 pela Universidade de Yale e é professor na Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.
O francês Philippe Aghion é de 1956 e nasceu em Paris. Seu douturado foi concluído em 1987, em Harvard. Ele é professor no Collège de France e INSEAD, em Paris, e na London School of Economics and Political Science.
Peter Howitt nasceu em 1946, no Canadá. Doutorou-se em 1973 pela Universidade Northwestern e é professor na Universidade Brown, nos Estados Unidos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)