Mercado inicia semana corrigindo exageros passados
Ibovespa volltou a subir levemente, puxada por Petrobras, enquanto juros continuam reprecificando ciclo de cortes na Selic
A segunda-feira, 22, foi dia de aparar os excessos dos investidores na semana passada, após mudança de meta fiscal no Brasil e expectativas de cortes de juros nos Estados Unidos dizimadas. Na bolsa de valores local, o Ibovespa, principal índice acionário do país abriu a semana em leve alta de 0,36%, aos 125,6 mil pontos.
A principal contribuição positivo para o indicador ficou por conta das ações da Petrobras (2,39% PN; 2,43% ON). A estatal divulgou, no sábado, 20, comunicado ao mercado informando que o Conselho de Administração da petroleira via sem ressalvas a aprovação da distribuição de 50% dos 43,9 bilhões de reais em dividendos extraordinários retidos no início de março.
A definição sobre o futuro dos proventos será definida em Assembleia Geral Ordinária de acionistas agendada para quinta-feira, 25. A provável liberação dos dividendos havia impulsionado os papéis da estatal na sexta-feira, 19, mas a confirmação durante o fim de semana garantiu mais um dia de ganhos para as ações da Petrobras apesar da leve queda (-0,13%) do preço do barril tipo Brent.
Além da petroleira, BTG Pactual (2,15%) e Gerdau (2,08%) também despontaram entre os papéis mais importantes para os ganhos do índice.
Na ponta oposta, Banco do Brasil (-1,15%), Prio (-1,64%) e Localiza (-1,45%) lideraram as posições detratoras do indicador. Entre as 86 ações que compõem o índice, 49 fecharam no positivo, com 35 no negativo e duas estáveis na sessão desta segunda-feira, 22.
No mercado de juros, os investidores ainda estão buscando calibrar as apostas para a próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) e a precificação de mercado voltou a flertar com um segundo corte de 0,25 ponto percentual na Selic antes do fim deste ano.
A alta do dólar também foi contida com o arrefecimento da aversão ao risco vista na semana passada e encerrou o dia em queda contra o real, cotada a 5,17 reais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)