Mercado fecha em alta antecipando 2º turno mais ao centro
O dia foi marcado por forte valorização dos ativos brasileiros, após a definição de prorrogação da corrida eleitoral para Presidência da República. O movimento também teve ajuda do bom humor no exterior...
O dia foi marcado por forte valorização dos ativos brasileiros, após a definição de prorrogação da corrida eleitoral para Presidência da República. O movimento também teve ajuda do bom humor no exterior, que interrompeu as sucessivas quedas no mercado acionário e o aumento contínuo dos juros futuros.
Por aqui, o Ibovespa subiu 5,54% em uma sessão marcada pela alta da Sabesp, Companhia de Água e Saneamento de São Paulo, que teve as ações liderando os ganhos do índice com valorização de 16,94%. A perspectiva de um segundo turno mais favorável ao candidato Tarcísio de Freitas no estado aumentou as chances, na visão dos investidores, de uma privatização da empresa paulista. O ex-ministro da Infraestrutura surpreendeu ao aparecer na frente no fim do primeiro turno contra o petista Fernando Haddad na disputa pelo governo do estadual. As pesquisas apontavam o ex-prefeito de São Paulo como favorito na disputa.
Além disso, a esperança de moderação dos presidenciáveis Lula e Bolsonaro na busca pelos votos necessário para vencer a disputa também ajudaram na percepção do mercado. O real foi a moeda que mais se valorizou entre os emergentes, com o dólar caindo 4,78%, cotado a R$ 5,17. Os juros também apresentaram forte contração nas taxas em todos os vencimentos. Por fim, o risco-país medido pelo CDS (Credit Default Swap) recuou mais de 6% nos contratos de 5 anos e voltou a ficar abaixo dos 300 pontos, após uma semana.
No exterior, dados de desaquecimento da manufatura nos Estados Unidos e um recuo do governo britânico na suspensão de impostos para os mais ricos aliviaram os mercados globais. O cenário externo acabou ampliando a retomada dos mercados brasileiros também.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)