Gastos com servidores devem chegar ao menor nível em 26 anos
Números apresentados pelo Ministério da Economia ao mercado financeiro mostram que a despesa com pessoal deverá cair para 3,4% do PIB até dezembro de 2022. Se confirmado, este será o menor nível de gastos com servidores desde 1997, quando começa a série histórica do Tesouro Nacional...
Números apresentados pelo Ministério da Economia ao mercado financeiro mostram que a despesa com pessoal deverá cair para 3,4% do PIB até dezembro de 2022. Se confirmado, este será o menor nível de gastos com servidores desde 1997, quando começa a série histórica do Tesouro Nacional.
O movimento é acompanhado pelo menor número de funcionários ativos. Segundo a pasta, há cerca de 570 mil servidores em atividade, o patamar mais baixo dos últimos 13 anos.
A equipe econômica atribui a queda no número de servidores ao avanço da digitalização na administração pública federal.
À Folha, o Ministério da Economia afirmou que a automação permite diminuir a taxa de reposição de servidores aposentados “principalmente aqueles que ocupavam cargos de nível médio e obsoletos”.
A pasta também afirma que o corte de funções e gratificações realizado em 2019 ajudou a promover a redução de pessoal. Segundo a equipe econômica, foram extintos 159 cargos, 4.941 funções e 1.487 gratificações, gerando uma economia estimada em R$ 195 milhões por ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)