Empresa chinesa de IA causa tensão em Wall Street: mais de US$ 1 trilhão em perdas
Nvidia perde o posto de empresa mais valiosa do mundo após DeepSeek prometer uma abordagem revolucionária

O pré-mercado de Nova York mostrou que esta segunda-feira, 27, seria de forte volatilidade e liquidação de ativos de tecnologia relacionados a inteligência artificial. Tudo por conta da empresa chinesa DeepSeek, que promete uma abordagem revolucionária para soluções baseadas em IA e rapidamente se tornou um dos aplicativos mais baixados no mundo, superando o ChatGPT, que já era líder do setor na AppStore.
Leia também: DeepSeek: controle político e censura na IA chinesa
Esse feito gerou grande repercussão no mercado financeiro, especialmente entre investidores de empresas tecnológicas, que estão recalculando os impactos dessa nova concorrência no valor das ações de gigantes como a OpenAI.Nvidia, a empresa mais valiosa do mundo (até domingo, 26), caía no pré-mercado mais de 11% e logo no início dos negócios acelerou a queda para 13%, perdendo apenas nesta segunda mais de 550 bilhões de dólares (mais de 3 trilhões de reais) em valor de mercado.
Entre as empresas do setor de tecnologia, a desvalorização neste mesmo dia já ultrapassa a casa de 1 trilhão de dólares. Valor maior do que a soma de todas as empresas brasileiras listadas na B3. A relação da Nvidia com o mercado de IAA Nvidia fabrica unidades de processamento gráfico (GPUs), que são fundamentais para rodar e treinar modelos de IA em larga escala.
Modelos de linguagem como o ChatGPT exigem um grande poder computacional para processar e aprender a partir de vastos conjuntos de dados. As GPUs da Nvidia, especialmente aquelas voltadas para aplicações de inteligência artificial, como a linha A100 e H100, são amplamente utilizadas por empresas como a OpenAI (criadora do ChatGPT) para acelerar esses processos de treinamento e inferência.
Falhas e explicações turbinam volatilidade
A frieza e a velocidade no raciocínio dos computadores está contrastando com a reação humanizada dos investidores do setor. Prova disso é o índice de volatilidade VIX – o famoso índice do medo – ter oscilado brutalmente desde a abertura dos negócios nos EUA.
Com o passar das horas, os feedbacks dos novos usuários da DeepSeek de que a plataforma apresentava algumas falhas e tem muitas restrições de uso e cadastro, como exigir do usuário um número de celular da China, fizeram os índices descolarem das mínimas e apresentarem leve recuperação.
Mas estamos falando de tensão em dia volátil e, como não poderia deixar de ser, tão logo surgiram especialistas do setor explicando que o sistema da DeepSeek estaria apenas sobrecarregado e que atualizar a versão para aceitar qualquer número de celular seria algo simples, o mercado voltou a pressionar a venda das big techs do setor, e a Nvidia já ultrapassava 17% de queda.
Opinião de operador
Estamos diante de um setor claramente disruptivo e que trará profundas mudanças na forma de comunicação e aprendizado de toda a sociedade, mas fica claro que grande parte da precificação das empresas do setor de IA, ainda distante de fundamentos econômicos claros, está repleta da euforia que faz suar as mãos do mais experiente jogador de casino.
A chegada de uma nova empresa como a DeepSeek pode acelerar o desenvolvimento de IA, tornar o mercado mais competitivo e, ao mesmo tempo, criar novas oportunidades de colaboração e especialização para modelos como o ChatGPT. Como o campo de IA está em constante evolução, o futuro promete ser dinâmico, com muito potencial para crescimento e inovação, na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza, esperando que a IA não nos separe.
Leia mais: Veto de Lula à isenção de fundos imobiliários preocupa investidores
Pedro Kazan é profissional do mercado financeiro desde 1999, empreendedor e palestrante, formado em Engenharia de Produção com ênfase em Engenharia Econômica pela UFRJ. De 2002 a 2004, fez parte do Controle Operacional da Mesa Proprietária do Banco BBM, de onde saíram os fundadores das mais renomadas Assets do Brasil, como SPX, Kapitalo e Navi. Desde 2004 dedica-se à Gestão de Recursos e Assessoria de Investimentos Private. Fundador do canal de educação financeira KZN Investimentos. Nascido no Rio de Janeiro. Vivendo em Lisboa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)