Crusoé: Mercado não acredita em Gleisi
58% dos agentes financeiros consultados na pesquisa Genial/Quaest acham que a capacidade do governo em fazer a agenda passar no Congresso é baixa

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 19, indica que o mercado financeiro não acredita em Gleisi Hoffmann (PT) para conduzir a aprovação da agenda econômica do governo no Congresso.
Segundo o levantamento, 58% dos agentes financeiros consultados acham que a capacidade do governo em fazer a agenda passar é baixa, ante 33% que a consideram regular e 10%, alta.
Em dezembro de 2024, 46% a avaliavam como regular; 39%, como baixa; e 15%, alta.
Em março de 2024, ou seja, há um ano, 59% responderam que a capacidade de aprovação era regular; 23%, baixa; e 18%, alta.
Maioria repudia nomeação de Gleisi
O presidente Lula (PT) anunciou Gleisi Hoffmann como ministra das Relações Institucionais, cargo responsável pela articulação do Palácio do Planalto com o Congresso, em 28 de fevereiro.
A Quaest perguntou aos analistas financeiros se o presidente da República acertou ou errou ao nomear a ex-presidente do PT como ministra, e a resposta não foi boa para o chefe do Executivo.
Apenas 5% dos entrevistados acreditam que o petista acertou em colocar Gleisi na articulação, enquanto 90% disseram que ele errou. Outros 6% não souberam responder.
A Quaest ouviu 106 fundos de investimentos com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro, por meio de questionários online, entre 12 e 17 de março.
A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também: Mercado dá voto de confiança a Galípolo
Uma “mulher bonita” na articulação
Lula disse na quarta-feira, 12, que escolheu Gleisi Hoffman, segundo ele uma “mulher bonita”, para a Secretaria de Relações Institucionais como forma de não ter “mais distância” dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos).
“É muito importante trazer aqui o presidente da Câmara e o presidente do Senado. Porque uma coisa que quero mudar, estabelecer relações com vocês. Por isso coloquei essa mulher bonita para ser ministra de Relações Institucionais, porque não quero mais ter distância de vocês”…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
19.03.2025 09:05E quem acredita nela?
Fabio B
19.03.2025 08:40A indicação da Narizinho para esse ministério é praticamente um fod4-se para qualquer articulação com o Centrão. Imagino que os planos do PT devem se restringir a simplesmente jogar diretamente com a influência que eles têm com parte do judiciário.