Crusoé: Governo Lula ressuscita refinaria de Abreu e Lima
A construção da refinaria foi marcada por escândalos de corrupção e foi um dos símbolos da Lava Jato

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, assinou na segunda-feira, 16, três contratos no valor de 4,9 bilhões de reais para a conclusão da construção do Trem 2 da refinaria de Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, símbolo da corrupção na estatal.
Paralisada desde 2015, a obra, que começou ainda no primeiro mandato de Lula, já consumiu cerca de 90 bilhões de reais.
Os contratos foram assinados com a empresa Consag Engenharia S.A, que pertence ao grupo Andrade Gutierrez, um dos alvos da Lava Jato.
Ao celebrar a assinatura dos três primeiros contratos, Magda Chambriard afirmou que eles revelam “o compromisso da empresa com o desenvolvimento do país, representando a expansão da nossa capacidade de refino e viabilizando o aumento da produção de derivados para atender às demandas da sociedade e do mercado”.
A previsão da Petrobras é que as unidades entrem em operação em 2029 e permitam dobrar a capacidade instalada da refinaria, que passaria de 130 mil barris/dia para 260 mil barris/dia.
Leia também: Lá se vão mais R$ 8 bi para a refinaria de Abreu e Lima
Corrupção em Abreu e Lima
A construção da refinaria foi marcada por escândalos de corrupção e foi um dos símbolos da Lava Jato. Na época, as investigações indicaram problemas relacionados aos contratos e possíveis desvios de recursos da obra. O Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a apontar superfaturamento de pelo menos 2,1 bilhões de reais durante as obras do projeto.
Em um caderno sobre o projeto, lançado em 2021, o TCU afirmou que a obra é um exemplo de “como uma ideia virtuosa e promissora pode se transformar num malogro comercial bilionário”.
Para o ministro Benjamin Zymler, o projeto subverteu um sistema de governança sofisticado “ao ponto de enredar toda a alta administração de uma empresa de renome —mesmo que involuntariamente— num ousado esquema de corrupção e desvio de recursos”.
Durante os governos Michel Temer e Jair Bolsonaro, a Petrobras tentou vender a refinaria de Abreu e Lima. Em 2022, contudo, a estatal decidiu retomar as obras…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
17.06.2025 17:50O Brasil voltou mesmo rs
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
17.06.2025 16:14Qual a comissão dessa vez?