Crusoé: As principais preocupações de Lula, segundo o mercado
Para 99% dos ouvidos pela pesquisa Genial/Quaest, o presidente governa tendo a própria popularidade como principal preocupação

Para quem olha o governo Lula a partir da perspectiva do mercado financeiro, a principal preocupação do presidente hoje é sua própria popularidade.
Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 19, 99% dos agentes de mercado apontaram “Popularidade do presidente Lula” quando questionados sobre com o que o governo está preocupado no momento.
O segundo item mais mencionado, por 80%, é a taxa de juros, seguido por alta do dólar (78%), controle da inflação (70%) e relação com o Congresso Nacional (61%).
Já o equilíbrio fiscal é apontado como preocupação do governo por apenas 10% dos consultados, o que explica a queda da confiança na capacidade do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de influenciar os rumos da gestão Lula.
Leia também: Mercado dá voto de confiança a Galípolo
Ladeira abaixo
A pesquisa indica que a política econômica do país está indo na direção errada para 93% dos consultados, e que a avaliação sobre o governo Lula é negativa para 88%.
Lula é indicado por 92% como o principal responsável pela direção que a política econômica do país está tomando. Além disso, para 58% o Brasil corre risco de entrar em recessão neste ano, e 82% apostam que a inflação de 2025 será maior que a de 2024.
A pesquisa ouviu 106 dos maiores agentes do mercado financeiro em São Paulo e Rio de Janeiro de 12 a 17 de março. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais.
Para 64% desses agentes do mercado, Lula está certo ao identificar a alta nos preços dos alimentos como o principal motivo para sua perda de popularidade.
Leia também: Mercado não acredita em Gleisi
Contra intervenção
Apesar disso, 74% consideram que o governo não deve tentar intervir na economia para reduzir a inflação de forma artificial.
E 90% consideram que a redução de taxas de importação para alguns alimentos…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Fabio B
19.03.2025 10:25A única preocupação é o aumento de popularidade, e essa é também a condição principal na decisão de tentar a reeleição. Se achar que a disputa será difícil, nem vai tentar, deve passar a bola pro Haddad novamente, exceto se tentarem algo mais radical, como apoiar algum outro candidato de fora do PT, tipo o Boulos ou até o Eduardo Paes ou o João Campos.