Ata de Gleisi classifica alta de juros como “incompreensível”
"O Brasil espera que este seja de fato o fim do ciclo dos juros estratosféricos", protestou a ministra de Relações Institucionais do governo Lula, que não mencionou Galípolo

Ministra de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann (foto) voltou a publicar sua ata após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevar a taxa básica de juros para 15% ao ano, o maior patamar em 19 anos.
“No momento em que o país combina desaceleração da inflação e déficit primário zero, crescimento da economia e investimentos internacionais que refletem confiança, é incompreensível que o Copom aumente ainda mais a taxa básica de juros”, disse a petista em seu perfil no X, acrescentando que “o Brasil espera que este seja de fato o fim do ciclo dos juros estratosféricos”.
Ao contrário do que costumava fazer na época em que o Banco Central era presidido por Roberto Campos Neto, contudo, Gleisi não mencionou o nome de Gabriel Galípolo, indicado por Lula para comandar a instituição desde 1º de janeiro.
“Não dá pra aceitar como normal”
Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, que até outro dia também culpava Campos Neto, é outro que não mencionou o nome do indicado por Lula ao protestar contra mais uma alta na Selic.
“Não dá pra aceitar como normal o novo aumento da Selic pelo Banco Central. A taxa de 15% é indecente, proibitiva e desestimula investimentos produtivos. É a transformação do Brasil no paraíso dos rentistas: quem vive de juros ganha, quem trabalha perde”, esperneou o petista.
Apesar do incômodo com a alta na taxa básica de juros, nenhum dos dois se prestou a assumir a parcela de culpa do governo Lula na elevação da Selic.
Ao elevar a taxa em mais 0,25 ponto percentual, o Copom destacou “uma desancoragem das expectativas de inflação por período mais prolongado“.
“A desancoragem das expectativas – que é reflexo da política fiscal expansionista e sem credibilidade – cobra um alto custo da política monetária”, explicou a economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitória.
Leia mais: Só sobrou Galípolo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Marcia Elizabeth Brunetti
19.06.2025 16:44Essa mulherzinha não sabe mais como abafar os erros do seu magnânimo Lule. Não consigo imaginar que ela deita a noite e pensa "que malvadeza o Galípolo fez para nosso amado Brasil".
Marian
19.06.2025 15:51Nananinanão. Incompreensível é a gastança absurda que estamos assistindo. Isso sim é incompreensível, se bem que .... Hummm entendi.
Emerson
19.06.2025 13:41Pensamento do Galípolo : Não vou jogar minha carreira no lixo .
Claudemir Silvestre
19.06.2025 09:58A culpa é do ex-ministro de Bolsonaro !! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Clayton De Souza pontes
19.06.2025 09:29A lógica é simples: sem compromisso fiscal do governo, gastos elevados e déficit, os juros sobem pra atrair capital que financie essa gastança