Gaudí: o arquiteto que pode virar santo
Igreja Católica declara arquiteto Antoni Gaudí “venerável” em primeiro passo para futura canonização

O arquiteto catalão Antoni Gaudí (1852-1926) foi declarado “venerável” nesta segunda-feira, 14, pela Igreja Católica, de acordo com anúncio do Vaticano.
Papa Francisco, que ainda se recupera de uma grave infecção respiratória, reconheceu as “virtudes heroicas” do artista, apelidado de “arquiteto de Deus”. O reconhecimento é considerado o primeiro passo para um futuro processo de beatificação, que precisa da certificação oficial pela Igreja de um milagre. A possível canonização obedece a critérios ainda mais rígidos e costuma levar alguns anos.
Criador da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, Espanha, ainda em construção e consagrada em 2010, Gaudí foi exaltado pelo papa Bento XVI como um “gênio”, que, “inspirado pelo ardor de sua fé cristã, conseguiu transformar esta igreja em um louvor a Deus feito de pedra”.
Em viagem a Espanha na ocasião da consagração, Bento XVI declarou que o artista “superou a divisão atual entre a consciência humana e a consciência cristã, entre a existência neste mundo temporal e a abertura à vida eterna, entre a beleza das coisas e Deus como Beleza”.
Leia também: Vaticano volta a atualizar o estado de saúde do Papa Francisco
Quem foi Antoni Gaudí?
Gaudí foi a Barcelona para estudar Arquitetura em 1868, e lá criou algumas de suas mais conhecidas obras, como o Parque Güell, a Casa Milà e a Casa Battló, tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Expoente do modernismo catalão, foi um católico fervoroso, de hábitos simples e até certo ponto excêntricos. Fazia longas caminhas pela cidade, e, em uma delas, foi atropelado por um bonde e levado a um hospital de auxílio aos pobres, onde morreria sem ser reconhecido.
Para o padre e teólogo espanhol Armand Puig, biógrafo de Gaudí, ele foi um “teólogo da pedra”.
Gaudí está sepultado na Basílica que projetou, ainda não terminada. Espera-se que seja concluída em 2026, ano de centenário da morte do “arquiteto de Deus”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
19.04.2025 20:37Adoro Gaudy, fiquei muito frustrada quando fui à Barcelona e não pude visitar a Basílica Da Sagrada Família. Mas tenho um poster no meu quarto com um conjunto de fotos de detalhes da arquitetura daquela maravilhosa igreja.