Vou morrer na cadeia, diz Bolsonaro
Réu no STF, ex-presidente ironiza investigações: “golpe da Disney”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira, 16, que não pretende deixar o Brasil e desafiou as autoridades a prendê-lo. Ele também ironizou as investigações sobre a tentativa de golpe após as eleições de 2022 e chamou o episódio de “golpe da Disney”.
“Eu com 40 anos de cadeia no lombo, não tenho recurso para lugar nenhum, eu vou morrer na cadeia. Qual crime? Crime impossível, golpe da Disney. Junto com o Pateta, com a Minnie e com o Pato Donald, que eu estava lá em Orlando, programou esse golpe aí”, disse em entrevista ao canal AuriVerde Brasil.
“Está previsto 40 anos de cadeia. Me prendam. Estou com 70 já, quase morri em uma cirurgia. Vou morrer, não vai demorar”, acrescentou.
Bolsonaro voltou a dizer que é alvo de perseguição do “sistema”, que, segundo ele, tenta impedir sua candidatura em 2026.
Também criticou decisões judiciais contra aliados, como a deputada Carla Zambelli e o deputado Alexandre Ramagem, e classificou os casos como “ativismo judicial”.
“Eu não sei até quando vou resistir”, disse.
Quais são os próximos passos do julgmento de Bolsonaro?
O ex-presidente responde a cinco acusações: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado com uso de violência e grave ameaça, e deterioração de patrimônio tombado.
As penas, somadas, podem chegar a 43 anos de prisão.
A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outros sete aliados foi aceita por unanimidade pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que abriu uma ação penal contra o grupo.
Segundo a PGR, a suposta trama golpista visava impedir a posse de Lula.
Com o recebimento da denúncia, os acusados passam à condição de réus. A próxima etapa será a instrução do processo, que inclui interrogatórios, produção de provas e oitiva de testemunhas.
Ao final, os ministros julgarão cada uma das acusações, podendo absolver ou condenar os réus. Em caso de condenação, o STF definirá a pena com base nos agravantes e atenuantes previstos em lei.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
MARCEL SILVIO HIRSCH
17.05.2025 09:37Estou morrendo de dó. Esse coitadismo político sensibiliza. Deveriam trocar a foto da matéria pela foto do hospital com as tripas de fora. Tadinho...
Jose Diogo de Almeida
16.05.2025 17:15No jogo de poquer tem golpes pra caramba ... jogador dando golpe em todos ...
Marcia Elizabeth Brunetti
16.05.2025 16:28Bom, pelo menos se divertiu bastante na vida. Vai deixar a família bem provida financeiramente. O pior é que fez tudo com dinheiro público.
Fabio B
16.05.2025 14:13Eu acho justo.