URGENTE: MAIORIA DO CNMP PUNE DELTAN COM ADVERTÊNCIA
A maioria dos integrantes do CNMP acompanhou o voto do relator, Luiz Fernando Bandeira de Mello, e decidiu punir Deltan Dallagnol com uma pena de advertência, e não censura, no primeiro processo analisado hoje...
A maioria dos integrantes do CNMP acompanhou o voto do relator, Luiz Fernando Bandeira de Mello, e decidiu punir Deltan Dallagnol com uma pena de advertência, e não censura, no primeiro processo analisado hoje.
Em julgamento realizado nesta manhã, oito conselheiros acompanharam o relator e três divergiram, votando pela absolvição de Dallagnol.
Este primeiro processo em análise tratava do comportamento de Deltan em uma entrevista à CBN na qual teria questionado decisões tomadas por ministros do STF, que, segundo ele, teriam se comportado de forma leniente com a corrupção.
Na ocasião, o procurador sugeriu que os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski formavam uma “panelinha” na 2ª Turma do STF.
Entre as punições que Dallagnol poderia receber no julgamento, a advertência é a mais branda. As outras seriam censura, suspensão e até o afastamento definitivo de suas atividades.
Este é apenas um dos 16 processos envolvendo Deltan Dallagnol no CNMP. Outros casos podem ser analisados ainda hoje.
Na pauta, ainda estão duas reclamações disciplinares contra Deltan, apresentadas por Renan Calheiros e Kátia Abreu.
O CNMP tem 14 conselheiros, mas apenas 11 participaram do julgamento de hoje. Três indicados ao conselho esperam pela aprovação do Senado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)