União Europeia e Argentina suspendem compra de frango brasileiro
Ministro da Agricultura informou que a China também interrompeu as importações após registro de gripe aviária no Rio Grande do Sul

Seguindo a China, a União Europeia e a Argentina decidiram suspender nesta sexta-feira, 16, as importações de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
O governo argentino afirmou que manterá a medida em vigor até que o Brasil seja certificado como livre da gripe aviária.
Mais cedo, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou que a China – o maor comprador da carne de frango do Brasil – também suspendeu as importações.
Em 2024, o país asiático importou 562,2 mil toneladas de frango, o equivalente a 13,8% do total exportado pelo Brasil.
Governo Lula
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, trata-se da primeira ocorrência da doença em aves comerciais no Brasil — os casos anteriores envolviam apenas aves silvestres.
Diante da situação, o governo federal decretou emergência zoossanitária por 60 dias em um raio de 10 km ao redor da granja afetada. A área pode ser ampliada conforme avaliação da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Em nota, o ministério informou que já iniciou as medidas previstas no plano nacional de contingência, com ações de contenção e erradicação do foco, e comunicou oficialmente a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e os parceiros comerciais.
“O objetivo é debelar a doença e preservar a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e a segurança alimentar”, diz o comunicado.
A pasta afirmou ainda que o consumo de carne de frango e ovos continua seguro, sem risco de transmissão do vírus. A gripe aviária raramente infecta humanos e, quando ocorre, está relacionada a contato direto com aves doentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)